A Psicodinâmica é uma abordagem multidisciplinar, que une conhecimentos da Ergonomia, da Psicanálise e da Psicopatologia do Trabalho.
Foi criada por Christophe Dejours, médico e psicanalista francês, na década de 80. Essa abordagem preconiza que a relação do sujeito (trabalhador) com a atividade que desenvolve e a organização do trabalho podem influenciar as experiências de prazer/sofrimento e, consequentemente, de saúde/doença (DUARTE; MENDES, 2015 apud CINTRA, 2018). Assim, se distinguiu dos estudiosos anteriores trazendo a possibilidade de compreender como o trabalho pode gerar saúde e prazer.
Fonte: CINTRA, J. C. Psicologia organizacional e do trabalho I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018.
Dessa forma, Dejours entende que a divisão do trabalho, atua sobre o sentido e o interesse pelo trabalho, enquanto que a divisão de homens, demanda especialmente as relações humanas e investimentos afetivos. Elementos que, se de alguma forma agridem o sujeito, podem provocar sofrimento e adoecimento, nesse caso, considerado
Escolha uma:
a. ocupacional.
b. sem importância.
c. funcional.
d. grave.
e. psicossomático.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá!
d. grave.
A Psicodinâmica procura compreender os efeitos que ocorrem dentro do espaço de trabalho para os individuos, podendo ser positivos (apresentando prazer e felicidade), como podem ser negativos (gerando dor, repulsa e sofrimento).
Em se tratando da situação apresentada como negativa no texto, observa-se que trata-se de um sintoma psicodinãmico grave, estando diretamente relacionado com a demissão dos funcionários.
Respondido por
48
é a letra E psicossomático
teneiressilva:
é PSICOSSOMÁTICO CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás