A prova dissertativa é uma forma de avaliação em que o aluno tem a possibilidade de relacionar os conteúdos solicitados com outras informações que possua sobre o tema. Por meio dela, o professor pode verificar a capacidade do aluno em construir, por escrito, um discurso coerente, com sequência lógica e com estruturação adequada.Para que a correção desse modelo não tenha critérios vagos e confusos,Libâneo (1994) recomendou que ao corrigir se considere:
I-Preferencialmente, corrigir pergunta por pergunta e não prova por prova, a fim de que as respostas possam ser comparadas entre si, tendo em vista o padrão de desempenho esperado.
II-Quando a prova pedir dissertação sobre um só tema, em que não há “resposta certa” e o aluno se expressa espontaneamente, o modo correto de correção é ler todas as provas, classificando-as em três montes: boas, suficientes e insuficientes.Em seguida, após uma leitura mais corrida, confere-se a primeira observação e dá-se a avaliação.
III-Fazer uma lista de conhecimentos e habilidades, de acordo com os objetivos, e selecionar o que será pedido na prova. Levar em conta o tempo disponível, considerando o nível de preparação da maioria dos alunos. Está correta a alternativa:
Escolha uma:
a. I apenas.
b. I, II e III
c. II apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e III apenas
Soluções para a tarefa
As três alternativas estão corretas.
A leitura, assim como a escrita, tem aspectos importantes para o desenvolvimento de um determinado indivíduo em seu processo de aprendizado e construção de ideias.
A leitura mobilizadora pode ser entendida como uma ferramenta acessível aos seus leitores de modo que eles se sintam próximos da obra.
Um exemplo de leitura mobilizadora pode ser visto a partir de algum texto que dialogue sobre a situação de jovens e adolescentes em comunidades e morros de algum determinado estado do Brasil.
A partir disso, a juventude segregada passa a estar condicionada a vida do crime ou até mesmo ao trabalho informal, sem condições de estudar em uma boa faculdade ou a um emprego de qualidade, ou até mesmo um exemplo contrário a esse, apresentando jovens que deram a volta por cima mesmo nessas condições.
Mais sobre a leitura mobilizadora:
https://brainly.com.br/tarefa/14135330