A proposta dos projetistas previa a construção de um estádio bastante convencional, com as típicasarquibancadas situadas atrás das traves e aberto à paisagem do entorno. "No princípio, pensei emsituar o estádio onde estava previsto, mas depois comecei a inspecionar o lugar e dei-me conta deque era muito mais interessante transladar o estádio para a parte alta da montanha, aproximando-ode uma pedreira abandonada. Na realidade, os cortes da pedra da pedreira sugeriram-me conferiruma continuidade entre a pedra e o concreto. Era como pensar em tirar a pedra e colocá-la sob umanova forma. Era necessário entender onde começava o artefato e onde acabava a natureza. Duranteum ano trabalhamos exclusivamente na escavação da pedra. Ao projetar o estádio, trabalhava emnegativo e, ao mesmo tempo, calculava e preparava os pormenores necessários para o corte corretoda pedra. Queria criar um efeito de continuidade entre a pedreira e as tribunas e, por isso, pensei emconstruir as arquibancadas com pedra, mas rapidamente tive que renunciar à ideia. Então, afastei oestádio da pedreira e situei os restaurantes e as salas da imprensa, para os 2 000 jornalistas, entreuma das tribunas e a parede de pedra. Em princípio, uma cobertura única deveria cobrir todo oestádio, mas, durante o projeto, optei por uma cobertura autônoma para cada uma das tribunas".Moura, E. S. Conversas com estudantes. Barcelona: GG, 2008 (adaptado).Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O projeto do Estádio está relacionado aos ideais da Escola do Porto, caracterizados pela formade inserção da edificação na paisagem, a sutil manipulação da luz natural, as escalas discretas evolumes articulados, a mistura de materiais antigos com técnicas contemporâneas.PorqueII. A relação da arquitetura com a paisagem fundamenta as ideias do projeto de Eduardo Souto deMoura, em que os materiais se integram e formam o próprio lugar mental.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Considerando as informacoes apresentadas no enunciado e avaliando as assercoes e a relacao proposta entre elas a opcao correta e A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma jus ca va correta da I.
A escola de Porto, uma corrente arquitetonica formada por arquitetos portugueses como Eduardo Souto de Moura e Alvaro Siza realizam construcoes contemporaneas com materiais basicos e utilizam muito a cor branca, que ajuda na manipulacao da luz.
A corrente da escola do porto segue os preceitos dos puristas da escola moderna de arquitetura, que tem como um dos representantes o arquiteto Le corbusier - que definiu os cinco pontos da arquitetura moderna. Eduardo Souto de Moura tambem se inspira em Mies Van Der Rohe, que fazia uma arquitetura limpa baseada em materiais nobres.