A proibição da escravização dos povos originários ocorreu ainda no século XVI. Já a proibição do tráfico negreiro e a extinção da escravidão ocorreram ao longo do século XIX. Mesmo com a proibição legal, essa forma de trabalho de africanos, afro-brasileiros e indígenas seguiu sendo utilizada. Sobre esse tema, leia as afirmações a seguir: I – A ilegalidade da escravidão contava com a conveniência e a omissão das autoridades, principalmente quanto à impunidade. II – A escravidão africana seguiu sendo empregada após a proibição do tráfico em função da rentabilidade econômica para os grandes latifundiários e mineradores. III – Africanos, afro-brasileiros e indígenas preferiam seguir trabalhando como escravizados, práticas que reproduziam em suas comunidades originárias. Qual(is) afirmativas está(ão) correta(s)?
a.
Apenas II e III.
b.
Apenas I.
c.
Apenas II.
d.
Apenas I e II.
e.
Apenas III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e II estão corretas
Explicação:
Mesmo com a proibição do tráfico e a extinção da escravidão, muitos africanos, afro-americanos e indígenas seguiram trabalhando nesses moldes, pela ausência de oportunidades e pela grande lucratividade que geravam para os grandes latifundiários e mineradores. Ainda que a escravização fosse uma prática encontrada em comunidades africanas e indígenas, ela se diferia significativamente do sistema escravista desenvolvido com o colonialismo. Para seguir traficando escravos clandestinamente e empregando sua força de trabalho , os grandes proprietários e mineradores necessitavam da conivência e da omissão das autoridades, que ignoravam as medidas ilegais, gerando a impunidade dos que desrespeitavam as leis.
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Mesmo após a proibição do tráfico e a extinção da escravidão, muitos povos antes escravizados seguiram trabalhando nesses moldes, pela ausência de oportunidades e pela grande lucratividade que geravam para os grandes latifundiários e mineradores. Ainda que a escravização fosse uma prática encontrada em comunidades africanas e indígenas, ela se diferia significativamente do sistema escravista desenvolvido com o colonialismo. Para seguir traficando escravos clandestinamente e empregando sua força de trabalho , os grandes proprietários e mineradores necessitavam da conivência e da omissão das autoridades, que ignoravam as medidas ilegais, gerando a impunidade dos que desrespeitavam as leis.