Pedagogia, perguntado por carlysue, 1 ano atrás

“A professora Sônia levou seus alunos para conhecerem os colegas da 2ª série C. Juntos, eles contaram quantos alunos ao todo, quantas meninas e meninos. Ao retornarem para a sala de aula, os alunos confeccionaram um gráfico com palitos de sorvete e o colocaram no mural. Em seguida, realizaram o seguinte problema: ‘Na minha turma, há 27 alunos e, na 2ª série C, há 18. Quantos alunos há a mais na minha turma?’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 116.


Segundo seus estudos do livro A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, no que se refere à resolução de problemas de adição e subtração, analise as afirmativas a seguir:


I. O problema descrito para os alunos deve ser de forma clara e apresentar situações reais da vida dos alunos.


II. As situações reais apresentadas no enunciado dos problemas devem trazer uma transposição da realidade para a matemática.


III. Os problemas devem contemplar os números positivos e as transformações.


IV. O objetivo principal do trabalho com a resolução de problemas é aprender o uso do algoritmo – o que é mais valorizado que a interpretação do problema em si.


São corretas as afirmativas

a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) I, II e IV
e) I e II

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
6

Olá!

Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

Partindo deste ponto, notamos que a utilização da matemática em questões reais, ou seja, no cotidiano são seus principais objetivos, aqui, o aprendizado do algoritmo serve para a resolução, não para o sentido final do uso e aprendizagem da matemática.

Além disso, é importante que a professora utilize métodos inclusivos e dinâmicos para que a aula de matemática dialogue cada vez mais com sua função de fato.

Até mais!

Perguntas interessantes