Filosofia, perguntado por gabriellasnasc, 10 meses atrás

A professora e doutora em Filosofia Marilena Chauí, pela Universidade de São Paulo, em seu livro “Convite a Filosofia” (2010), trata sobre o tema Mito.


​A guerra dos titãs e a ascensão de Zeus ao poder
Disponível em: .

Leia atentamente o texto a seguir e responda a pergunta abaixo.

“O que é um mito? Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.). A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados. Quem narra o mito? O poeta-rapsodo. Quem é ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra – o mito – é sagrada porque vem de uma revelação divina. O mito é, pois, incontestável e inquestionável”.

A partir do texto acima, mito é uma narrativa:

Alternativas
Alternativa 1:
Que versa sobre lendas.

Alternativa 2:
Histórias fantasiosas.

Alternativa 3:
Centrada na razão.

Alternativa 4:
Centrada na fé do indivíduo.

Alternativa 5:
Uma verdadeira fábula.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
19

Bom dia !


Alternativa 1


O mito foi uma forma através da qual o homem pode se expressar, bem como entender como o mundo funcionava através de experiências empíricas ou deduções, que permitiram a sua sobrevivência até o desenvolvimento do pensamento filosófico, e neste sentido, se tornou um elemento de suma importância para a história do ser humano.

Assim, o mito abriu preceitos para a formação de outros pensamentos que se divergem dele.

Perguntas interessantes