A professora Cláudia apresentou aos seus estudantes da 3ª. série do ensino médio um vídeo sobre a pintura corporaldos Asurini, da terra indígena Trocará, no município de Tucuruí (PA), conhecidos pela particular beleza dos desenhosgeométricos que reproduzem no corpo, na cerâmica e no tecido. O vídeo mostra o processo desde a preparação dastintas até a sua aplicação. A professora escolheu esse vídeo como parte de um projeto pedagógico sobre o corpo comosuporte artístico contemporâneo.A qual objetivo da arte/educação para o ensino médio, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, atende essaproposta da professora?A Situar os espaços geográficos onde se manifestam a arte corporal e classificar os estilos da dança indígena a fimde preservar as diversas manifestações culturais.B Analisar as diferentes realidades econômicas e sociais que determinam o cuidado estético com o corpo comorepresentação simbólica.C Identificar padrões de comportamento social dos povos indígenas na expressão corporal a partir da observaçãodos ritos e danças.D Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiênciasculturalmente distintas.E Desenhar e aplicar padrões geométricos no corpo ampliando saberes para outras manifestações como as artesaudiovisuais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O ensino da arte indígena e sua história é parte fundamental da educação. Assim, a professora Cláudia está estimulando a contextualização desta cultura. Veja:
A Situar os espaços geográficos onde se manifestam a arte corporal e classificar os estilos da dança indígena a fim de preservar as diversas manifestações culturais.
Falso. O objetivo não é classificar ou situar espaços geográficos, mas abrir o horizonte imaginativo dos alunos, com um processo de compreensão dos sentidos culturais alheios.
B Analisar as diferentes realidades econômicas e sociais que determinam o cuidado estético com o corpo como representação simbólica.
Falso. Não é objetivo da professora, com essa atividade, estimular a compreensão de uma problemática social, mas, mais objetivamente, cultural.
C Identificar padrões de comportamento social dos povos indígenas na expressão corporal a partir da observação dos ritos e danças.
Falso. Aqui a professora estaria realizando um trabalho técnico, de classificação, que não é o seu objetivo com a atividade.
D Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiências culturalmente distintas.
Correto. Um conhecimento contextualizado a respeito das manifestações artísticas dos indígenas é importante, já que afasta preconceitos e estimula a apreciação de culturas diversas.
E Desenhar e aplicar padrões geométricos no corpo ampliando saberes para outras manifestações como as artes audiovisuais.
Falso. Não é objetivo da professora estimular as pinturas corporais na prática, mas mostrá-las como comportamento cultural que merece respeito.
Saiba mais sobre as artes e a comunicação:
https://brainly.com.br/tarefa/18025534
Resposta:
letre D : contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiencias culturalmente distintas.
Explicação: