A produção e a comercialização do açúcar, do tabaco e do café aparecem com destaque nos estudos sobre a colonização do Novo Mundo. Já algumas plantas nativas americanas, cujo cultivo foi responsável pela sedentarização e sobrevivência do homem em diversas partes do mundo, despertaram menor atenção entre os estudiosos. Cite duas plantas nativas americanas importantes para a história da alimentação da Europa e do mundo e indique quais os povos americanos que as cultivavam. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As principais foram o milho e a batata. O milho foi cultivado pelos maias, astecas e incas. A batata, principalmente pelos incas.
O processo de urbanização na Europa dos séculos XVIII e XIX está associado à Revolução Industrial. Formaram-se grandes concentrações humanas nos centros urbanos, o que aumentou consideravelmente a demanda por alimentos e os produtos tradicionais europeus, especialmente o trigo, por exemplo, não eram capazes de suprir. Os produtos como a batata podiam ser colhidos com maior freqüência, possuíam uma maior adaptabilidade face à variação das condições climáticas e possuíam uma maior produtividade nas áreas cultivadas. Dessa forma, vieram suprir a crescente demanda por alimentos nos centros urbano-industriais.
Duas plantas nativas americanas muito consumidas no mundo são milho e feijão. O milho era a principal base da alimentação do povo asteca, enquanto o feijão fazia parte da alimentação inca.
A troca de alimentos e produtos entre América e Europa:
Com o início das grandes navegações (séculos XV e XVI), os europeus buscavam não somente novas terras para colonizar ou especiarias das índias, mas também novos territórios para cultivo do trigo, principal ingrediente da alimentação europeia do período. Com a chegada dos europeus à América, alimentos foram levados à Europa, como:
- Batata
- Milho
- Feijão
- Mandioca
- Cacau
Outros foram implementados no cotidiano ameríndio com a chegada dos europeus como:
- Açúcar
- Banana
- Tabaco
Estima-se que o milho tenha se originado na região que compreende o México atual e foi parte essencial da alimentação americana, sendo cultivado principalmente pelos Astecas quando os europeus chegaram às costas americanas.
Já o feijão foi principalmente cultivado na América do Sul na região do atual Peru e fazia parte da alimentação dos povos que compunham o Império Inca.
Aprenda mais sobre os povos americanos em: https://brainly.com.br/tarefa/42134919
#SPJ2