A produção do espaço no Brasil colônia teve sua dinâmica territorial, econômica, política e social estruturada segundo os moldes das necessidades e interesses de exploração de Portugal. Nesse sentido, é correto afirmar que: *
a) A produção da cana-de-açúcar deve ser apontada como o elemento norteador da ocupação territorial, uma vez que tinha como função básica promover a acumulação primitiva de capital para a colônia brasileira, por meio da exportação do açúcar.
b) O Brasil colonial se insere numa lógica espacial que se expressa numa divisão internacional da produção, sendo uma condição desfavorável ao seu desenvolvimento, tendo em vista a condição de espaço de acumulação primitiva de capital voltado para a metrópole Portugal.
c) As decisões de caráter político e econômico ficavam limitadas ao espaço da colônia, apesar de as práticas capitalistas serem responsáveis pela estruturação do sistema global, cuja hegemonia coube aos países centrais.
d) O sistema global emergente propiciou condições para o surgimento de uma pequena produção mercantil, no âmbito das atividades agrícolas de subsistência, responsável pela acumulação interna de capital e prosperidade no espaço colonial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E a A
Explicação:
Iniciado o processo de colonização do Brasil, os portugueses começaram os investimentos na produção de cana-de-açúcar na colônia. Por qual motivo Portugal iniciou a produção de cana-de-açúcar no Brasil?
(A)
Porque Portugal tinha a necessidade de produzir no Brasil riquezas que gerassem lucro.
(B)
Porque o pau-brasil já estava esgotado em terras brasileiras, levando Portugal a encontrar outra opção de exploração econômica.
(C)
Porque o cultivo de cana-de-açúcar exigia baixos investimentos.
(D)
Porque Portugal não tinha interesse em procurar e explorar metais preciosos no Brasil.
(E)
Porque o cultivo de cana-de-açúcar não exigia grande quantidade de mão de obra, podendo ser aprovei
A alternativa A descreve corretamente as necessidades e interesses da colônia portuguesa de exploração no Brasil Colônia.
A dinâmica territorial do Brasil Colônia apresentou propostas bastante específicas, relacionadas com a necessidade de acumulação de capital primitivo, como uma forma de gerar lucro para a metrópole portuguesa.
Para isso, a cana-de-açúcar representou a principal atividade econômica, como proposta norteadora, principalmente na Região Nordeste, que foi a primeira região a ser colonizada, além de condições propícias para o plantio de cana-de-açúcar, o que poderia ser capaz de atender aos interesses da Coroa Portuguesa.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/39095113