A Proclamação da República brasileira deixou como legado do período Imperial uma série de mazelas sociais e econômicas que
ficaram pendentes para serem resolvidas.
A respeito de algumas das revoltas e conflitos ocorridos durante a República Velha no Brasil (1889-1930). Não é correto afirmar que:
a) a Revolução federalista estourou no Rio Grande do Sul e colocou em conflito os federalistas, de Gaspar Silveira Martins,
contra os republicanos, de julio de Castilhos.
b) a Revolta da Vacina, ocorrida em São Paulo no mandato do presidente Arthur Bernardes, mostrou a contrariedade da
população paulista com o programa de vacinação obrigatória promovido elo sanitarista Oswaldo Cruz.
c) as Revoltas da Armada contribuíram para destituir os presidentes Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto no início da
república brasileira.
d) a Revolta da Chibata ocorreu no Rio de Janeiro, demonstrando o descontentamento dos marinheiros que, mesmo com o fim
da escravidão e com a proclamação da república, sofriam os castigos corporais na Marinha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA B é a incorreta pois a revolta da vacina ocorreu no Rio de Janeiro e não em São Paulo e ocorreu no governo do presidente Rodrigues Alves e não de Arthur Bernardes.
Explicação:
Das revoltas ocorridas na República Velha citadas, estão incorretas as informações sobre a Revolta da Vacina, acerca de seu local e do presidente que cumpria mandato na época. Deste modo, está incorreta a alternativa b.
A Revolta da Vacina foi uma revolta popular violenta que ocorreu na periferia do Rio de Janeiro, em protesto dos moradores contra a obrigatoriedade da campanha de vacinação contra a varíola. A doença já havia causado a internação de milhares de pessoas.
A campanha de vacinação era conduzida por Oswaldo Cruz, que à época ocupava o cargo de ministro da saúde do governo do presidente Rodrigues Alves. O sanitarista foi responsável também pelo projeto de saneamento do Rio de Janeiro.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/558105