A primitiva noção de átomo surge na Grécia antiga, a partir de Demócrito, Leucipo e Epicuro; avança até o século XX enriquecida com outras ideias que ajudaram a desenhar o modelo atômico atual. Na Coluna I, a seguir, estão listadas algumas contribuições para que se chegasse ao modelo atual de átomo e na Coluna II, os nomes de seus autores.
Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando cada contribuição a seu autor.
Coluna I
1. Descoberta do elétron
2. Descoberta do núcleo e da eletrosfera
3. Descoberta dos níveis de energia dos átomos
4. Princípio da incerteza
5. Regra da máxima multiplicidadeColuna II
( ) Rutherford
( ) Thomson
( ) Hund
( ) Böhr
( ) Heisenberg
Assinale a opção contendo a sequência correta, de cima para baixo.
A) 1, 5, 2, 4, 3
B) 2, 4, 1, 3, 5
C) 2, 1, 5, 4, 3
D) 2, 1, 5, 3, 4
Soluções para a tarefa
(1)
(5)
(3)
(4)
Bons estudos!!!!
Resposta:
RESPOSTA: D
Explicação:
1. O elétron foi descoberto a partir dos experimentos realizados em 1887 por Joseph Jhon Thomson com raios catódicos na ampola de Crookes, o caracterizando como partícula corpuscular, negativa e que se propaga em linha reta.
2. Em 1911 Ernest Rutherford propôs um modelo atômico com a existência de um núcleo e uma elestrosfera (10.000 à 100.000 vezes maior que o núcleo). Esse modelo foi baseado na experiência do bombardeamento de uma lâmina finíssima de ouro por partículas alfa (positiva).
3. Niels Bohr propôs a existência de níveis de energia e orbitas quantizadas para explicar o atomo de Rutehrford, surgindo o modelo atõmico de Rutherford-Bohr.
4. O Princípio da Incerteza foi proposto por Heisenberg e faz parte da mecânica quântica e afirma que não é possivel calcular com exatidão a velocidade e a posição de um eletron em um determinado instante. Esse conceito é fundamental para o modelo atômico atual.
5. A distribuição de eletrons em um orbital ou orbitais de um subnível obedece a regra de Hund ou regra da Máxima Multiplicidade de spin.