a primeira transformação importante no Brasil com a chegada da família real foi a abertura dos portos. Explique de que maneira essa medida afetou as relações coloniais no Brasil
Soluções para a tarefa
resposta: a Abertura dos Portos (1808) foi um tratado econômico assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. Este se caracterizou pela possibilidade das colônias portuguesas, na América, estabelecerem relações comerciais com outras nações europeias. Este tratado pôs fim à exclusividade portuguesa de ser a única nação europeia a manter relações comerciais com os Estados do Brasil e Maranhão. Em certo sentido, tal exclusividade econômica se constituía como a base da condição de colônia daqueles Estados. Alguns estudiosos consideram que a Abertura dos Portos foi o primeiro passo do processo de Independência do Brasil (1822).
A transformação no Brasil com a chegada da família real portuguesa com a abertura dos portos influenciou diretamente sobre as relações coloniais no Brasil, visto que isso colocava fim ao pacto colonial.
Chegada da Família Real ao Brasil
Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, várias transformações foram feitas para acomodá-los, uma dessas transformações foi a abertura dos portos, o que significava o fim do pacto colonial sobre o Brasil.
Com a abertura dos portos, o comércio do Brasil não estava mais restrito com Portugal, permitindo assim que comerciantes pudessem realizar negócios com outros países. Isso permitiu uma maior autonomia para os comerciantes e um maior lucro para a elite colonial.
Em razão da volta da família real para Portugal, a elite colonial não aceitaria a recolonização e o processo de fechamento dos portos novamente, o que influenciou diretamente na independência do Brasil.
Saiba mais sobre "Chegada da Família Real ao Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27529622
#SPJ2