A primeira Terra
O verdadeiro Pai Ñamandu, o primeiro,
seu leito na Terra para si mesmo concebendo,
com o saber contido em seu ser-de-céu,
e sob o sol de seu lume criador,
fez com que da ponta de seu cetro
fosse surgindo a Terra.
MBYA GUARANI. In: COHN, S. Poesia.br: cantos ameríndios. Rio de Janeiro: Azougue, 2012 (fragmento).
O registro escrito de cantos indígenas contribui para preservar memórias de culturas ameaçadas. Nesse canto guarani, o tema mostra-se culturalmente relevante na medida em que expressa uma
A atribuição de características humanas à natureza.
B visão mítica sobre a criação do mundo.
C função organizadora das divindades.
D oposição mágica entre céu e terra.
#ProvaENCCEJA2019
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A alternativa adequada é a B, pois o canto se refere a Pai Ñamandu, o qual é uma figura primária da mitologia guarani. Ñamandu é colocado como o a figura de criação do mundo, podendo ser chamado também de Iamandu ou Nhamandú.
Pode-se notar que os versos da canção afirmam que o verdadeiro Pai Ñamandu foi o primeiro, assim, concedeu o leito na Terra com o saber próprio de si, que é retratado na letra como "o saber contido em seu ser-de-céu". Os últimos versos afirmam que foi através do "seu lume criador" que estimulou o surgimento da Terra.
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