A primeira parte focaliza o ponto de vista de um seleiro, o mestre José Amaro. Ele vê passar a carruagem do coronel Lula de Holanda Chacon pelas estradas do Pilar e pensa entristecido na esposa do coronel, que esta doente. Seu nome é D. Amelia e ela é filha do capitão Tomas, o responsavel pelo engrandecimento do Engenho Santa Fé.
a) Que frase indica que o sentimento de tristeza de Jose Amaro é comum a população do lugar ? qual e a causa desse sentimento?
b) Que outro fator provoca tristeza e revolta no mestre Jose Amaro? Como ele reage diante desses sentimentos?
c)Compare o primeiro e o segundo momento em que Jose Amaro aparece como protagonista, apontando semelhanças e diferenças entre eles.
Soluções para a tarefa
Olá!
O texto de que se tratam os exercícios segue em anexo.
a) "D'Amélia. Não havia quem não pensasse nela e não visse os tempos do capitão Tomás, as festas do Santa Fé, os dias de mocidade do engenho da várzea." O trecho se apresenta de maneira nostálgica ao relembrar os tempos de prosperidade do engenho que, hoje, encontra-se depredado. (Linhas 3, 4 e 5 da Primeira Parte)
b) O mestre José Amaro se incomodava ao visualizar a imagem da filha saindo do rio a uma maneira que só ela. De tão afetado por isso, José Amaro teve o ímpeto de se autodesferir golpes de martelo.
c) Nos dois momentos em que José Amaro aparece em primeiro plano na narrativa, o personagem é visto por duas perspectivas distintas. A primeira o enxergava como um homem furioso e transtornado. A segunda, como um homem introspectivo e solitário.
Espero ter ajudado, um abraço! :)