ENEM, perguntado por BrunoPinheiro2655, 11 meses atrás

A primeira fase da industrialização latino-americana, na segunda metade do século XIX, foi marcada por experiências distintas, segundo as peculiaridades de cada país. Em relação a este tema é correto afirmar: a) O período denominado "Porfiriato", no Chile, assegurou para este país a estabilidade política e a expansão das atividades exportadoras necessárias à consolidação de sua indústria. b) No caso da Argentina e do México, ambos tipicamente agrário-exportadores, o desenvolvimento industrial teve por base a incorporação do artesanato local preexistente. c) A Argentina e a Bolívia são exemplos de países nos quais uma economia exportadora de produtos agrícolas engendrou, rapidamente, importante mercado interno para o surto industrial. d) Na primeira fase, fortemente calcada sobre a produção artesanal já existente, a industrialização mexicana foi garantida por uma política protecionista e de unificação do mercado nacional. e) A industrialização boliviana constituiu-se no exemplo de uma economia mineira de exportação cuja infraestrutura teve grande significado para a absorção de um vasto contingente de trabalhadores

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
4

Apesar das particularidades, a industrialização na América Latina passou por períodos de protecionismo, além de ser necessário investimento estatal para o desenvolvimento industrial nos países.

A alternativa correta é a D – Na primeira fase, fortemente calcada sobre a produção artesanal já existente, a industrialização mexicana foi garantida por uma política protecionista e de unificação do mercado nacional.

Perguntas interessantes