A Presença ou a ausência de um núcleo celular individualizado por membrana é um dos critérios empregados na classificação dos organismos. segundo esse critério, em quais grupos os seres vivos podem ser classificados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Autótrofo, heterótrofo, unicelular, pluricelular, eucarionte, procarionte, aeróbio, anaeróbio.
Unicelulares: A maioria dos seres vivos existentes é composta por uma única célula, por isso, classificamos estes seres como “unicelulares”.
Pluricelulares: Os animais, as plantas, muitos fungos e algas possuem muitas células organizadas para formar seus organismos e, por isso, são chamados de “pluricelulares”.
Procariontes: são seres vivos que não possuem carioteca (membrana nuclear) envolvendo o material genético. Sendo assim, o DNA encontra-se “misturado” ao citoplasma.
Eucariontes ou eucariotos: Com exceção indivíduos do Reino Monera, todos os demais seres vivos são eucariontes. São considerados assim, pois possuem uma membrana envolvendo o DNA, a carioteca, e outras membranas que isolam diferentes compartimentos dentro das células (as organelas celulares) onde variadas funções serão realizadas.
Esta organização e setorização de funções permite às células eucariontes serem consideravelmente maiores que as bactérias.
Autótrofos: A nutrição autotrófica é o processo no qual o organismo é capaz de produzir moléculas energéticas a partir da energia presente no ambiente (como a luz) e das suas maquinarias celulares.
Esse tipo de nutrição é realizado por algumas bactérias e cianobactérias, algas e plantas. Há alguns tipos de nutrição autotrófica, como por exemplo, a fotossíntese e a quimiossíntese.
A fotossíntese é a maneira mais comum, onde o organismo utiliza a energia luminosa do Sol (absorvida pela clorofila ou outros pigmentos) para produzir glicose a partir de gás carbônico, água e sais minerais que o organismo retira do ambiente.
Heterotrófica: A nutrição heterotrófica é o processo através do qual muitos seres vivos obtém moléculas orgânicas prontas, ingerindo outros seres vivos ou matéria orgânica em decomposição. É realizada por algumas bactérias, protozoários, fungos e animais.
Aeróbios: A palavra aeróbio quer dizer "com oxigênio" ou "na presença de oxigênio" e refere-se a tudo que necessita de oxigênio para subsistir. A respiração aeróbia ou aeróbica necessita do oxigênio que é usado como oxidante para converter moléculas de carboidratos, gorduras e proteínas em moléculas de ATP e gerar energia.
Anaeróbios: anaerobismo é um processo feito por organismos que sobrevivem sem a presença de oxigênio. O anaerobismo, também chamado de respiração anaeróbia, é um processo utilizado por alguns organismos, como as bactérias, que não necessitam do oxigênio para o processo de respiração celular.
Explicação:
Com base na presença ou ausência de um núcleo celular individualizado, seres vivos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.
Organismos procariontes são aqueles sem núcleo individualizado. Nesses organismos, que incluem as bactérias, por exemplo, o material genético fica disperso no citoplasma junto com outras estruturas.
No caso das células dos eucariontes, que incluem seres humanos e outros animais, o material genético está todo concentrado numa estrutura envolvida por uma membrana própria. Essa estrutura é chamada núcleo.
Existem outras diferenças importantes entre procariontes e eucariontes não relacionadas ao núcleo. Células procariontes não possuem mitocôndrias, complexo golgiense e citoesqueleto, por exemplo.
Se quiser entender a importância dessas organelas, dá uma lida nas respostas dessas perguntas: https://brainly.com.br/tarefa/15280968 e https://brainly.com.br/tarefa/1433442