A presença de defensivos agrícolas em alimentos, aliada à contaminação dos corpos hídricos (rios, lagos, açudes, etc.), gera um alto risco para a população em geral, e que isso configura um grave problema de saúde pública. No entanto, vemos uma alta demanda pela produção de alimentos que se enquadra no modelo de produção dominante.
Considerando os riscos gerados pela aplicação de agrotóxicos, exclusivamente os associados à alimentação, quais aspectos podem ser considerados relevantes para a redução dos mesmos, no contexto brasileiro?
A
Garantir a aplicação de princípios ativos regulamentados, seguindo critérios agronômicos testados, assim como promover incentivos a tecnologias alternativas que dispensam as utilizações destes produtos.
B
Estabelecer critérios para usos em dosagem abaixo do recomendado, assim como criar programas de incentivo ao consumo apenas de produtos orgânicos.
C
Proibir a utilização de agroquímicos no território brasileiro e partir rapidamente para um sistema produtivo exclusivamente agroecológico.
D
Aplicar mecanismos de alerta como a rotulagem ambiental ou sistemas de certificação participativa como os aplicados na produção orgânica.
E
Utilizar sistemas de produção com variedades transgênicas que dispensam por completo o uso de agrotóxicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
devido a estudos com transgênicos ,e a busca de de novas tecnologias ,há como buscar a redução dos agrotóxicos reduzindo o uso dos mesmos no dia a dia resposta a
Byfaela:
A resposta sera a letra A?
Respondido por
3
Resposta: Alternativa (A)
Explicação:
Dentro da realidade brasileira diferente do estabelecido na Holanda a produção sem uso de agrotóxico é inviável em curto prazo, porém regras e fiscalização para o uso adequado respeitando o tempo de carência, por exemplo, e paralelamente incentivando a produção limpa é uma medida plausível.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás