A presença africana no Brasil teve início no século XVI com a chamada Diáspora Africana. O Brasil foi o território que mais recebeu escravos africanos, que vieram através do Tráfico Negreiro pelo Atlântico. Os escravizados eram capturados em suas comunidades e trazidos nos chamados navios tumbeiros. Sobre esse contexto, analise as afirmações a seguir e indique V para verdadeiro e F para falso: ( ) Aos serem escravizados os africanos tornavam-se para os colonizadores "servus non habent personam", ou seja, um sujeito sem corpo, antepassados, nomes e bens próprios. ( ) Ao serem trazidos a força para Brasil, os escravizados se despiam totalmente de sua cultura de origem, pois eram obrigados a seguir a cultura do colonizador europeu. ( ) A cultura dos escravizados sofreu transformações no contexto de sua permanência forçada no Brasil, mas resistiu ao esquecimento, dando origem ao que chamamos de cultura afro-brasileira. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Sobre a presença Africana no Brasil e a escravidão, as alternativas são: VERDADEIRA, FALSA, VERDADEIRA.
(VERDADEIRA) Para os europeus, os africanos eram pessoas sem Deus, sem fé e sem cultura, sendo vistos como "servus non habent personam" uma percepção totalmente preconceituosa.
(FALSA) Os escravos não se despiram totalmente de sua cultura, pois foram adeptos até mesmo a movimentos de resistência.
(VERDADEIRO) A cultura afrobrasileira, é uma resistência a escravidão. Mesmo escravizados, habitos e crenças africanas não foram esquecidas.
Perguntas interessantes