A prescrição é uma das atribuições clínicas do farmacêutico e deverá ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente. Esta resolução encerra a concepção de prescrição como a ação de recomendar algo ao paciente. Tal recomendação pode incluir a seleção de opção terapêutica, a oferta de serviços farmacêuticos ou o encaminhamento a outros profissionais ou serviços de saúde. O ato de prescrever não constitui um serviço clínico per se, mas uma das atividades que compõem o processo de cuidado à saúde. Com relação à prescrição farmacêutica, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
O farmacêutico poderá realizar de forma independente a prescrição de medicamentos cuja dispensação não exija ____________. Com relação aos medicamentos tarjados ou cuja dispensação exija a prescrição médica, a resolução possibilita que o farmacêutico ____________ exerça o papel de prescritor, tanto para iniciar como para fazer modificações na ____________, desde que existam programas, protocolos, diretrizes clínicas ou normas técnicas aprovados para uso no âmbito das instituições de saúde, ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores, como médicos e odontólogos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
prescrição médica / especialista / farmacoterapia. ( CORRETA, CORRIGIDO PELO AVA)
b.
receita / clínico / prescrição.
c.
prescrição médica / clínico / farmacoterapia.
d.
receita / especialista / farmacoterapia.
e.
receita / especialista / prescrição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
eu mandei e professor falou que tava certo
Resposta:
a. prescrição médica / especialista / farmacoterapia. (Corrigido pelo AVA)
Explicação:
O farmacêutico poderá realizar de forma independente a prescrição de medicamentos cuja dispensação não exija PRESCRIÇÃO MÉDICA. Com relação aos medicamentos tarjados ou cuja dispensação exija a prescrição médica, a resolução possibilita que o farmacêutico ESPECIALISTA exerça o papel de prescritor, tanto para iniciar como para fazer modificações na FARMACOTERAPIA, desde que existam programas, protocolos, diretrizes clínicas ou normas técnicas aprovados para uso no âmbito das instituições de saúde, ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores, como médicos e odontólogos.