A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a Natureza de há muito os liberou de uma direção alheia (...), continuem no entanto de bom grado tutelados durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em seus tutores. É tão cômodo ser imaturo. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um pastor que tem consciência por mim, um médico que decide a respeito de minha dieta etc., então não preciso nem tentar.
Kant, I. 1784. Resposta à questão: “que é esclarecimento”? Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung? Tradução de Márcio Pugliesi. Cognitio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012
Entre as características da ética kantiana está a diferenciação entre maioridade e menoridade autoimposta. A entrada na maioridade é também chamada por Kant de Esclarecimento, que significa
A - a preferência do querer em detrimento do dever.
B - o apego à racionalidade e à liberdade de outrem.
C - o distanciamento de práticas religiosas ou místicas.
D - o uso da razão e da liberdade para uma vida autônoma.
E - a recusa do imperativo categórico em favor da ideia de bem.
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra: D
Esclarecimento é como Kant denomina a autonomia moral e racional dos sujeitos.
Essa autonomia é caracterizada por uma conduta ética pautada na racionalidade universal: que julga as próprias ações numa perspectiva singular (é o próprio indivíduo que julga) e ao mesmo tempo universal (julga-se na fórmula do imperativo categórico, ou seja, sob o crivo da universalidade) - "aja como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal."
A ética kantiana, parte do movimento Iluminista dos séculos XVIII e XIX, é denominada como a ética do dever, pois submete a norma àquilo que ela deve ser para alcançar a racionalidade universal e não à mera realização da vontade do indivíduo que pratica as ações ou a uma forma inteligível pura (como a ideia de “bem” em Platão).
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/4137117
https://brainly.com.br/tarefa/18627992
https://brainly.com.br/tarefa/18006880
https://brainly.com.br/tarefa/13305888
A é falsa. Para Kant o ápice da moralidade é o dever, que é tão mais moral e livre quanto mais estiver na posição de determinar o querer.
B é falsa. O Esclarecimento é a passagem da "tutela" intelectual para a liberdade de pensamento.
C é parcialmente verdadeira, já que as práticas religiosas tendem a limitar a autodeterminação dos indivíduos em prol de um comportamento padronizado, mas não se limita a recusar estas práticas.
D é verdadeira, já que a razão e o fim da tutela intelectual são essenciais para que as ações verdadeiramente morais (que são necessariamente ações livres) sejam realizadas.
E é falsa. O Esclarecimento, ao contrário, envolve a compreensão e aceitação do Imperativo Categórico.