A prática esportiva precoce pode trazer benefícios e prejuízos àquele que pratica a atividade. Os exercícios físicos e o esporte podem, de certo modo, favorecer um bom desenvolvimento físico, psíquico e social da criança e do adolescente. Por outro lado, não é desconhecido que a iniciação precoce ao esporte pode trazer prejuízos graves, especialmente aqueles de ordem psicológica.
Em relação diversos prejuízos psicológicos causados pela iniciação esportiva precoce, podemos entender que
Escolha uma:
a.
o trabalho multidisciplinar e interdisplicinar não é importante, pois não favorece a especialização e a aplicação do conhecimento científico.
b.
toda prática precoce configura-se como um ataque e uma violência à criança e ao adolescente, já que se encontram em fases em que a prática esportiva deve respeitar a fase do desenvolvimento.
c.
tendo maiores conhecimentos sobre estes prejuízos, o profissional poderá intervir para amenizá-los ou eliminá-los, o que inclui o trabalho com outros profissionais.
d.
são praticamente inexistentes, uma vez que, na verdade, toda criança quer praticar esporte.
e.
o Profissional de Educação Física deve focar, somente e obrigatoriamente, no desenvolvimento motor, uma vez que repercussões psicológicas não são de sua alçada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa C) é a correta.
As partes do corpo que podem ser prejudicadas pelas praticas atléticas precoces são as regiões de articulações e áreas que possuem muita cartilagem ainda.
O treinamento precoce em qualquer esporte pode acarretar uma gama muito grande de problemas, o primeiro de todo é o freio no crescimento, a maioria das atletas atuais de ginastica são consideradas anãs pelo significado literal da palavra, pessoas abaixo de 1,50 metros, são consideradas anãs.
Perguntas interessantes