Sociologia, perguntado por luigabriel733, 5 meses atrás

"A posição da moderna antropologia é que a "cultura age seletivamente", e não casualmente, sobre seu meio ambiente, "explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura". LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. P. 24. A partir dessa compreensão observamos que a cultura é produto da criação social de um povo, descreditando as concepções do Determinismo Geográfico e do Determinismo Biológico, Laraia apresenta pontos que ajudam a entender motivações para a derrubada desses conceitos no campo intelectual. Explique, nas suas palavras, o que são os Determinismos Geográfico e Biológico e esclareça a crítica a essas ideias apresentada por Roque Laraia.

Soluções para a tarefa

Respondido por RicardoRamos1998
0

O tema do determinismo geográfico e do determinismo biológico se apresentou como uma das bases do estabelecimento da antropologia enquanto ciência.

Porém, tal concepção foi deixada de lado, sobretudo por seus problemas com o etnocentrismo.

Determinismo e etnocentrismo

O determinismo relata uma teoria que coloca o desenvolvimento dos povos a partir de determinada característica, sobretudo biológica ou geográfica.

Questões étnicas e da natureza do clima são colocadas enquanto fundamentais para esclarecer o grau intelectual de uma comunidade.

Porém, tal ponto denota uma analise etnocêntrica, baseada em uma superioridade dos povos europeus, que hoje é explicada por fatores políticos e econômicos, não geográficos e biológicos.

Para mais sobre o determinismo, leia: https://brainly.com.br/tarefa/3018572

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes