a) Por que, no Brasil, há um predomínio das baixas altitudes e de bacias sedimentares?
Soluções para a tarefa
No Brasil as baixas altitudes e rochas sedimentares estão relacionadas a fatores como tempo, clima e localização. Utilizando o conhecimento sobre estruturas geológicas podemos relacionar esses fenômenos a: bacias sedimentares e dobramentos modernos.
Resultados do tempo e do clima:
No Brasil possuímos rochas muito antigas, além de climas favoráveis às intempéries (chuvas, ventos, calor extremo, etc) que com o tempo conseguem impactar e moldar montanhas e rochas ao longo dos anos, diminuindo significativamente suas altitudes.
Para as bacias sedimentares o tempo também cumpre um papel importante, já que sua formação consiste essencialmente de matéria orgânica acumulada durante eras e depositadas em sedimentos. Quanto mais antigo o território, maiores as chances da ocorrência de bacias sedimentares.
Resultados da localização:
O processo de formação dos chamados dobramentos modernos acontece quando placas tectônicas chocam-se umas contra as outras. Esse impacto gera grandes formações rochosas. O Brasil, no entanto, está localizado no meio de uma grande placa tectônica, diminuindo as chances de desdobramentos modernos, assim como terremotos e outros fenômenos naturais, o que explica as baixas altitudes.
As bacias sedimentares absorvem e armazenam nutrientes e matéria orgânica formando depressões, planaltos e planícies. Por cobrir cerca de 60% do território brasileiro isso facilita seu contínuo desenvolvimento. Isso contribui também para a extração de petróleo, carvão mineral e gases naturais.
Saiba mais sobre rochas: https://brainly.com.br/tarefa/20718711