História, perguntado por mariaeduarda8815, 6 meses atrás

a) Por que a política econômica nacionalista de Vargas enfrentou tanta oposição? Quem seriam os opositores à sua política que ele menciona na Carta-Testamento?

b) Explique a relação entre o texto da Carta e o trabalhismo. Qual foi a avaliação de Vargas de seu próprio governo?

c) Pesquise como foi a reação de diversos setores no Brasil - mídia, população, político - diante do suicídio e da Carta-Testamento. Registre sua pesquisa em seu caderno.

por favor me ajude é pra hoje!!!!!!!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por mpradobrito25
35

Resposta:

Oii, boa noite.

A) Porque Vargas pretendia alcançar a independência econômica do país por meio do capital Nacional e do controle dos recursos naturais pelo Estado. Os políticos e empresários desconfiavam das intenções do presidente.

B) Carta-testamento é quando o morto faz seu último pedido,  carta deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e trabalhismo é um conjunto de leis que defendem o trabalhador.

C) Devido à morte de um oficial militar, as forças armadas se uniram aos opositores políticos, e com uma campanha forte buscavam que Vargas renunciasse ao cargo de presidente.

Em 24 de agosto do mesmo ano de 1954 depois de anunciar ao seu Vice, que renunciaria ao cargo. Enquanto seus opositores já comemoravam a noticia de que o Presidente eleito renunciaria, Vargas, em seu gabinete após escrever uma carta onde explicava os motivos de seu ato, um tiro contra o peito que atinge seu coração. Que já havia dito anteriormente que não sairia do Palácio do Catete vivo.

Espero ter ajudado, e se quiser marcar como melhor resposta vai me ajudar muito :)


mariaeduarda8815: muito obrigada
lukas1874: obrigado!!!
Respondido por nataliafransantos
7

a)A política econômica nacionalista de Vargas enfrentou oposição em seu governo porque os projetos das elites econômicas do país, estava ligado ao capital estrangeiro.

Seus principais opositores eram as elites industriais e econômicas do país, que eram contrárias à política nacionalista e a valorização salarial proposta pelo governo. Esses grupos eram formados por conservadores ligados à UDN.

b)A relação entre o trabalhismo e a Carta-Testamento de Vargas é que nela o presidente expõe que essa política foi essencial para os trabalhadores e um dos motivos pelos quais enfrentava tanta oposição em seu novo governo.

c)A  morte de Getúlio Vargas trouxe grande comoção para o país  com milhares de pessoas saindo as ruas para dar adeus aquele que era considerado pela população como um grande benfeitor para os trabalhadores.

Os jornais e meios de comunicação reportaram a morte de Vargas como uma grande tragédia que havia surpreendido a todos que jamais imaginariam que o presidente tomasse uma medida tão radical para não sofrer um golpe de Estado.

A morte de Getúlio Vargas

Após retornar ao poder em 1950, através de eleições democráticas, Vargas enfrentou desde o início forte oposição política e de setores conservadores da sociedade. Seu principal opositor era o jornalista Carlos Lacerda.

A crise política foi agravada pela alta da inflação seguida por greves. Com a tentativa de morte a Carlos Lacerda, organizada pelo segurança da guarda pessoal do presidente, levou a radicalização da crise política com os militares pressionando Vargas para sair do poder.

Com o novo incidente Vargas decide tirar a sua própria vida, ato que para alguns historiadores, neutralizou o de golpe que o presidente estava prestes a  sofrer naquele momento.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a política nacionalista e a oposição a Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/3853188

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes