A popularização da Suíte se deu a partir da França absolutista de Luís XIV. Qual a importância da dança para essa sociedade?
Soluções para a tarefa
objetivo deste texto é analisar a dança como parte de um conjunto de
comportamentos e coerções corporais inicialmente próprios da sociedade de corte, na
Idade Moderna. O período histórico enfocado é o da fundação da Academia Real de
Dança no Reinado de Luiz XIV (1661-1715). O documento “Cartas patentes do rei para
o estabelecimento da Academia Real de Dança de Paris, verificadas no Parlamento em
30 de março de 1662” é utilizado como fonte primária para as discussões. Para dar
suporte à discussão, utilizamos as obras de Norbert Elias (1897-1991), especialmente A
sociedade de Corte (1969) e O processo civilizador (1939). A dança teve papel
fundamental na criação de novos costumes da sociedade cortesã por meio da
incorporação dos gestos comedidos, ritmados e pré-determinados. Tais costumes
também compuseram a chamada etiqueta.
PALAVRAS-CHAVE: Modernidade. Sociedade Cortesã. Dança. Processo Civilizador.
ABSTRACT: The objective of this paper is to analyze the dance as part of a set of
behaviors and bodily constraints initially company's own court, in the Modern Age. The
historical period is focused on the founding of the Royal Academy of Dance in the
Reign of Louis XIV (1661-1715). The document "Letters patent of the king for the
establishment of the Royal Academy of Dance in Paris, in the European Parliament on
30 March 1662" is used as a primary source for discussions. To support the discussion,
we use the works of Norbert Elias (1897-1991), especially Society Cutting (1969) and
The Civilizing Process (1939). The dance was instrumental in creating new ways of
court society through the incorporation of restrained gestures, rhythmic and
predetermined.These costumes also composed the call tag.
KEY WORDS: Modernity. Society Courtesan. Dance. Civilizing Process.
A sociedade de corte marcou o Ocidente entre o fim da Idade Média e o início
do século XIX, com destaque para o reinado de Luís XIV (1661-1715) na França, ela
ditava regras e condutas sociais que eram seguidas por outras monarquias absolutistas.
Nessa sociedade, a representação social era fundamental, assim, o corpo tinha papel de
destaque. Nesse sentido este texto tem como objetivo analisar a dança em meio a um
conjunto de comportamentos e coerções corporais inicialmente próprios da sociedade de
corte, partindo a análise do documento que instituiu a Academia Real de Dança (1661).
Para dar suporte à análise, utilizamos as obras de Norbert Elias, especialmente A
sociedade de Corte e O processo civilizador, nas quais ele analisa o processo de
modernização da sociedade ocidental. A consolidação e a manutenção do Estado