Geografia, perguntado por fjoao4412, 10 meses atrás

A população mundial e marcada por quais tipos de diversidade? explique

Soluções para a tarefa

Respondido por aryelsilva6443
6

Resposta:

A população mundial já ultrapassou o patamar dos sete bilhões de pessoas e continua a aumentar. No entanto, a distribuição, as características, as práticas culturais, a diversidade étnica e muitos outros fatores são bastante variados ao longo das diferentes áreas do planeta. Ao todo são milhares de idiomas, etnias, tradições, culturas, religiões e outros, o que denota a diversidade marcante das sociedades de todo o globo terrestre.

Em termos de distribuição, a população mundial encontra-se em maior parte concentrada no continente asiático, onde estão alguns dos países mais populosos do planeta, como a China e a Índia. Esses dois países, juntos, somam um total superior a dois bilhões e meio de pessoas. Assim, se somarmos com os demais países desse continente, temos um total de 4,4 bilhões de pessoas em 2014, segundo dados do Banco Mundial.

Já na Europa, por exemplo, a população não chega sequer a um quarto desse total, alcançando os 742,5 milhões de habitantes. Nesse continente, além de haver uma população menos numerosa, há também um crescimento demográfico muito baixo, o que vem disseminando preocupações a respeito do envelhecimento populacional, principalmente em países como Alemanha, França e outros. Esses países, inclusive, estão promovendo medidas de incentivo aos casais para que eles possam ter mais filhos.

A África, por sua vez, apresenta uma perspectiva inversa. Com 1,1 bilhões de pessoas, esse é o continente que mais aumenta a sua população em termos proporcionais, com verdadeiras explosões demográficas em países como a Nigéria e a África do Sul. Esse crescimento é resultado das relativas melhorias de sua população e de boa parte dela ainda ser predominantemente rural (onde as taxas de natalidade costumam ser maiores), além da relativa melhoria de suas taxas de mortalidade, que permitem que a população continue crescendo.

A Oceania, por ser o menor entre os continentes, apresenta também a menor das populações, com apenas 37 milhões de pessoas, um número menor, por exemplo, do que o da população brasileira e de muitos outros países. Na Austrália, principal país desse continente, cerca de 80% da população encontra-se distribuída nas áreas litorâneas, haja vista que o interior do país apresenta muitas áreas desertas, totalmente inóspitas.

O continente americano, por sua vez, possui uma população de pouco menos de um bilhão de habitantes. Os Estados Unidos abrigam 316 milhões desse total e o Brasil abriga um pouco mais de 200 milhões. Os dois juntos, portanto, somam mais da metade de toda a população das Américas.

Espero ter ajudado, agradece aí :) ;)


fjoao4412: Obd <3
aryelsilva6443: de nadaaaaaa (✿◕‿◕✿)¯\_(ツ)_/¯(✿◠‿◠)(●'◡'●)
Respondido por pedrogoleirao26
3

Resposta:

A realização de estudos sobre a população é de suma importância e pode ocorrer em níveis regionais ou globais; o primeiro refere-se à busca por informações sobre os habitantes de um município, estado ou país; o segundo é mais abrangente, pois estabelece um agrupamento de informações, pois trata-se de pesquisas que levam em consideração aspectos populacionais de vários países, continentes e o número total de pessoas no mundo.

Conhecer as populações quanto ao número e suas condições socioeconômicas é necessário para implantação de projetos e medidas que atendam a realidade de uma determinada população. O censo, ao ser realizado, tem como objetivo conhecer o número de habitantes, os índices de crescimento vegetativo, índices de natalidade, índices de mortalidade, qualidade de vida, distribuição de renda etc., tais informações servem para que os governos realizem os orçamentos anuais direcionados aos serviços públicos, como educação, saúde, infra-estrutura, geração de emprego e muitas outras.

No ano de 2010, algumas estimativas revelaram que a população mundial já passou dos 6,9 bilhões de pessoas, existem perspectivas de que até o ano de 2050 o número de habitantes deva atingir 9 bilhões. O número de habitantes deve ser analisado por diversos motivos, especialmente para se ter conhecimento sobre os recursos oferecidos pelo planeta (água, minérios, combustíveis, solos férteis etc), além disso, é importante destacar as questões de distribuição de renda, disponibilidade de alimentos e as limitações da natureza.

O procedimento usado para analisar todos os aspectos populacionais ocorrem por meio da estatística. População corresponde ao conjunto de habitantes que vivem em um determinado lugar, que pode ser bairro, cidade, estado, país, continente, no qual são realizados questionários para obter informações acerca de distintos temas.

Através desse tipo de procedimento é possível saber o número de habitantes, estrutura etária, número de habitantes por casa, a divisão dos cidadãos por sexo, além de dados como número de TVs, que contribui para conhecer o grau de consumo dos habitantes e a distribuição de renda.

Para conhecer a configuração de uma população, cada país possui um órgão responsável por catalogar, cruzar as informações e enviá-las ao governo, pessoas e empresas interessadas. No Brasil, o órgão responsável é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que realiza anualmente o censo para conceber dados temáticos da população brasileira.

O número total de uma população em diferentes níveis, como um bairro, município, estado, país, é denominado de população absoluta, quando um país apresenta um número elevado é chamado de populoso. Em relação ao número de habitantes, atulamente os países mais populosos são: China 1,3 bilhão, Índia 1,1 bilhão, Estados Unidos 314,6 milhões, Indonésia 229,9 milhões, Brasil 190,7 milhões, Paquistão 180,8 milhões, Bangladesh 162,2 milhões, Nigéria 154,7 milhões, Rússia 140,8 milhões, e Japão, com 127,1 milhões de habitantes.

O elevado número de habitantes do planeta não se encontra distribuído de forma equitativa, uma vez que a Ásia é o continente mais populoso com aproximadamente 4,1 bilhões de pessoas, enquanto que a Oceania possui somente 37,1 milhões de habitantes, no mundo existem vastas áreas sem ou com pouca ocupação demográfica, geralmente são lugares desérticos, áreas frias ou florestas.

Explicação:

Perguntas interessantes