A Política Nacional de Saneamento Básico(Lei n. 11.445/2007) dispõe acerca das diretrizespara a drenagem urbana, sistema que representaum desafio para o saneamento ambiental, dada arecorrência de problemas como inundações, impactossociais e disseminação de doenças infecciosas.O dimensionamento do sistema de drenagemurbana é influenciado pelo regime de precipitaçãopluviométrica, pelo relevo e pela impermeabilizaçãodo solo, entre outros fatores.Considerando esse tema, avalie as asserções a seguire a relação proposta entre elas.I. O sistema de drenagem urbana é dispensávelem área de encosta ocupada, em que 50%da área esteja impermeabilizada e sejampredominantes chuvas não torrenciais.PORQUEII. A declividade acentuada do relevo promoveo escoamento das águas pluviais para oscorpos d’água.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Acerca das diretrizes para a drenagem urbana, as asserções e a relação proposta entre elas são: Alternativa D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O dimensionamento do sistema de drenagem urbana é influenciado pelo regime de precipitação pluviométrica, pelo relevo e pela impermeabilização do solo, entre outros fatores.
O acesso aos serviços de saneamento básico, é estabelecido no Art. 2º da Lei n. 11.445/2007, onde afirm que devem existir,nas áreas urbanas, disponibilidade de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais e limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes, adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado.
Perguntas interessantes