)
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Política Nacional do Meio Ambiente e a Lei do Saneamento Básico, juntamente com instruções normativas e decretos, definem lixo, resíduo, rejeito e Resíduo Sólido Urbano (RSU). Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta sobre o assunto.
a)
Os resíduos sólidos, quando classificados como orgânicos, incluem material de origem biológica (como restos de alimentos, papel e madeira) ou de origem orgânica (como plástico e borracha).
b)
Resíduo é o que não pode ser reciclado ou reaproveitado, seja por carência tecnológica ou custo, mas de qualquer forma, necessita de uma “disposição final ambientalmente adequada”.
c)
O lixo eletrônico se tornou um problema pelo excessivo volume, representado pelos equipamentos descartados ao serem substituídos por novas tecnologias a uma grande velocidade. Entretanto, como são feitos basicamente de plástico e metal, não apresentam riscos à saúde humana.
d)
A Lei do Saneamento Básico definiu RSU como o conjunto de resíduos domiciliares e resíduos de limpeza urbana, o lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços que o gerador não possa manejar.
e)
Os pneus devem ter disposição adequada, pois podem causar graves incêndios; porém, por serem inertes, não interagem com os seres vivos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra "D": A Lei do Saneamento Básico definiu RSU como o conjunto de resíduos domiciliares e resíduos de limpeza urbana, o lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços que o gerador não possa manejar.
De acordo com a "Lei nº 12.305/2010", art. 13 item I, subitem i, fica definido como Resíduos Sólidos Urbanos como aqueles provenientes de atividades domésticas nas residências urbanas (chamados resíduos domiciliares) e os provenientes da limpeza de ruas e vias públicas, assim como de sua varrição, e também de outros serviços de limpeza urbana (os chamados resíduos de limpeza urbana).
Já a "Lei nº 11.445/2007" estabelece em seu art. 6º que o lixo proveniente de atividades industriais, comerciais e de serviços em que a responsabilidade pelo manejo não seja do gerador pode, poderão por decisão do poder público serem considerados como resíduo sólido urbano.
Espero ter ajudado!
Resposta: (D)
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Resíduo, de acordo com a PNRS, é toda substância que sobra do uso, sendo reciclável, reutilizável ou não. Os RSU podem ser orgânicos (como restos de alimentos, de podas de jardim, papel, madeira) ou inorgânicos ( como plástico, vidro, metal, borracha e outros). O RSU é formado por resíduos domiciliares e resíduos de limpeza urbana, o lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços que o gerador não possa manejar, conforme a Lei n.º 11.445/2007, do Saneamento Básico. O lixo eletrônico, composto por computadores, telefones celulares, televisores e monitores de computador, além de ocupar espaço, contamina o meio ambiente com metais pesados dos seus componentes. Os pneus acumulam água e funcionam como uma incubadora de mosquitos vetores de graves doenças humanas.