“A POLÍTICA IMPERIAL EM RELAÇÃO ÀS POPULAÇÕES INDÍGENAS CONTRASTAVA COM O LUGAR QUE SE ATRIBUIRIA PROGRESSIVAMENTE AO ÍNDIO NA CULTURA NACIONAL. [...]”. A FRASE QUE VOCÊ ACABOU DE LER REFERE-SE A QUAL DAS AFIRMAÇÕES A SEGUIR?
a) A política oficial do Império levava à dizimação e pauperização dos indígenas, ao mesmo tempo que eles eram idealizados na cultura nacional.
b) As populações nativas deveriam ser “amansadas” para se livrarem da selvageria em que viviam.
c) Os índios que viviam em aldeamentos conservavam seus modos de vida. Já as populações que viviam em cidades tinham ritmo de vida acelerado.
d) Os indígenas do Vale do Rio Doce, Espírito Santo e campos de Guarapuava, além de São Paulo e Minas Gerais, foram expulsos de suas terras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa (a)
Explicação:
os índios faziam parte da cultura nacional , porém não eram respeitados como tal.
A afirmação que condiz com a frase sobre a política imperial e os indígenas é a letra A) A política oficial do Império levava à dizimação e pauperização dos indígenas, ao mesmo tempo que eles eram idealizados na cultura nacional.
No Brasil Império, mesmo que os indígenas passassem a ser reconhecidos pelos colonos como fazendo parte da formação da nação brasileira, o respeito por seus aspectos singulares e e por seus direitos não existiu.
Os colonos passaram a olhar para os indígenas de maneira romantizada, inclusive no movimento artístico vigente na época, onde havia a retratação dos indígenas como se fossem seres fracos e inocentes. O movimento em questão no período era o Romantismo, que retratava os indígenas como "heróis nacionais".
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/14511924