Português, perguntado por arlanpdiasp5arh7, 10 meses atrás

a poesia que floresceu nos anos 70 do seculo XX e inquieta, anarquica, contestadora. A "poesia marginal", como ficou conhecida, não se filia a nenhuma estetica literaria em particular, embora seja possivel ver nela traços de algumas vanguardas que a precederam,como no poema a seguir.

S.O.S
chacal
nos que não somos medicos psiquiatras
nem ao menos bons cristãos
nos dedicamos a salvar pessoas
que como nos
sofrem de um mal misterioso: o sufoco

campedelli, samira y. poesia marginal dos anos 70 são paulo scipione, 1995

da leitura do poema e do texto critico acima, infere-se que a poesia do anos 70


arlanpdiasp5arh7: recuperou traços da produção de vanguarda modernista.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
46

É possível inferir que a poesia dos anos 70 foi a responsável por recuperar traços da produção de vanguarda modernista.

A poesia que surgiu nos anos 70 do século XX é bastante inquieta, além de se caracterizar como anárquica e contestadora. Tanto que recebeu a denominação de “poesia marginal”, não se filiando a nenhuma estética literária em particular.

Mas além disso, é possível perceber que a mesmo também apresenta diversas vanguardas que a precederam, como o exemplificado pelo poema do enunciado da questão, em que percebe-se que a poesia dos anos 70 resultou em uma recuperação de aspectos da produção da vanguarda modernista.

Bons estudos!

Respondido por martinkoliveira
4

A alternativa correta sobre a poesia dos anos 70, de acordo com a leitura do poema e do texto crítico apresentado, é a letra a) recuperou traços da vanguarda modernista.

A poesia que prevaleceu no Brasil na década de 1970 foi a Poesia Marginal, também chamada de Geração Mimeógrafo, que estava presente em todos os tipos de arte, assim como na literatura.

Esse tipo de poesia se deu no meio do período no Brasil conhecido como Ditadura Militar, onde os artistas e poetas eram fortemente reprimidos. Os artistas desse tipo de poesia divulgavam a arte de maneira que pudessem expressar suas ideias, mesmo que de maneira subjetiva.

Resumidamente, a poesia marginal pode ser caracterizada como tendo sido uma poesia anárquica, e recebeu esse nome justamente por não ser encontrada em nenhum outro tipo específico na literatura.

Justamente por este motivo, recuperou os traços da vanguarda modernista, já que rompia com a concepção de que se tinha sobre arte e cultura até então.

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/8914563

Anexos:
Perguntas interessantes