O mercado de café no Brasil cresce a uma média de 2% ao ano, e no caso de café especiais, o crescimento é de 7% ao ano. O aumento de produção de café especiais já reflete nas exportações, que equivalem a duas de cada dez sacas exportadas pelo Brasil. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) credenciou 14 empresas exportadoras de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, e descreve 45 variedades de cafés especiais. Existe reconhecimento nacional e internacional de que o Brasil pode ocupar uma escala muito maior que temos ocupado, pois há um cenário muito positivo do café especial acontecendo agora.
Disponível em: < httpss://is.gd/5FMwFo> (Acesso em: 05/01/2020)
Além da produção diferenciada, os cafés especiais permitem a agregação de valor nos itens produzidos, trazendo melhores rendimentos a todos os envolvidos na cadeia de produção. Diante do exposto, descreva cinco fatores que podem influenciar na qualidade do café.
Soluções para a tarefa
Os cinco fatores que podem influenciar na qualidade do café, são: Escolha da variedade, Colheita, Despolpamento, torra e Armazenamento. A Escolha da variedade, é uma das principais etapas, pois variedades que tenham uma resistente a alguma doença é uma ótima forma de se livra do uso de pulverizações, e assim ajuda na manutenção da quantidade.
A Colheita, que pode ser mecanizada ou não, podendo fazer na não mecaniza a derriça no chão ou em pano, isso altera a quantidade de impureza do cafe no final, já o Despolpamento, torra, que são processos essenciais quando mau feito causa um grande problema com fungo e afeta o gosto.
Armazenamento esta relacionado com a umidade e a proliferação de microrganismo que atuam de forma a deteriorar a qualidade.
Resposta:
O café é tomado no mundo todo de modo que o café é uma das fontes de comércio mais importantes para a economia global, sendo assim, é importante conhecer fatores que influenciam a qualidade do mesmo, veja:
Solo adequado;
Condições climáticas favoráveis;
A torrefação;
A moagem;
A água utilizada.
Assim, sabendo da influência de cada um desses fatores, se pode conseguir uma qualidade maior do café em determinadas condições .