A planificação de certa pirâmide quandrangular regular com área de base igual a 36 cm² está representado abaixo. Sabe-se que suas faces laterais são triângulos equiláteros; assim, a área lateral de tal pirâmide em cm², é de:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
O triângulo equilátero, também chamado de equiângulo, é um tipo de triângulo que possui todos os lados e ângulos internos congruentes (mesma medida).
Neste tipo de triângulo, quando conhecemos apenas a medida do lado, podemos usar o teorema de Pitágoras para encontrar a medida da altura.
A altura, neste caso, o divide em outros dois triângulos congruentes. Considerando um desses triângulos e que seus lados são L, h (altura) e L/2 (o lado relativo a altura fica dividido ao meio), ficamos com:
Area
Calculando:
Boa noite!
O segredo aqui é saber que se a base é quadrangular e regular a base desta pirâmide só pode ser um quadrado. Sendo assim:
Área quadrado = l²
Nesse caso
Área quadrado = 36 cm²
Portanto
36 = l²
√36 = √l²
√36 = l
Descobrindo a raiz quadrada de 36
36/2
18/2
9/3
3/3
1
√36 =
Simplificando
√36 = 2.3
√36 = 6 ∴ l = 6
Agora que sabemos o comprimento da aresta fica fácil visto que, as arestas das faces laterais pertencem a triângulos equiláteros aos quais possuem todos seus lados iguais.
Sendo assim:
Área do triângulo equilátero = l².√3/4
Se tem 4 faces laterias, dai o que teremos de fazer é multiplicar a área de um desses triângulos por 4.
Observe:
Área lateral = 4.l²√3/4
Simplificando
Área lateral = l².√3
l = 6 cm
Área lateral = 6².√3
Área lateral = 36√3 cm²