ENEM, perguntado por vitinhomendes8866, 5 meses atrás

A pirataria de software tem-se tornado comum pela distribuição de sistemas ilegais pela Internet, o que, muitas vezes, leva muitas pessoas a acreditarem que a utilização de softwares piratas é normal e que não ocasiona nenhum problema ou risco, seja para uso pessoal, seja em organizações. ​​​​​​


Nesse contexto, você recomenda a João que compre equipamentos somente com sistemas originais previamente instalados, para evitar futuros transtornos. Para isso, você precisa justificar sua indicação e explicar brevemente o que são softwares piratas e quais os riscos do seu uso. Além disso, para que João possa compreender melhor, você precisa apresentar a ele sugestões sobre os benefícios de softwares originais. Para tanto, elabore um relatório com tais considerações, que será entregue a João.

Soluções para a tarefa

Respondido por carvalhomariliarc
1

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Pirataria de software envolve utilização indevida da criação autoral de sistemas sem a expressa autorização e pagamento aos seus proprietários. Isso quer dizer que, ao utilizar um sistema pirata, você está deixando de dar os devidos créditos aos verdadeiros autores/desenvolvedores do sistema e, assim, desmotivando seu trabalho.

Entre os possíveis transtornos para uma empresa que utiliza softwares ilegais estão: pagamento de multas e reclusão por conta do descumprimento das leis vigentes no Brasil que protegem o direito autoral; prejuízos com perda de dados e informações confidenciais; perda de desempenho dos computadores e consequente lentidão para realizar as atividades do dia a dia; perda da credibilidade perante os clientes.

Dessa forma, entre as vantagens do uso de software original estão: cumprimento das leis vigentes; destinação correta dos impostos para o governo; confiabilidade, segurança e estabilidade nos sistemas utilizados; disponibilidade a atualizações para prevenção de problemas de segurança e correção de falhas; maior produtividade; competitividade no mercado.

Explicação:

Perguntas interessantes