A pintura de David retrata do filósofo Sócrates na prisão, prestes a cumprir pena de morte que lhe foi imposta. Na cena veem-se no chão uma corrente, um rolo de manuscrito, uma pena e dois pequenos potes de tinta, próximos do homem sentado, que representa Platão.com base nessas informações e no boxe "Sócrates e a tela de David", Levante hipóteses:
Que sentido esses objetos constroem na pintura?
Nome da pintira: A morte de Socrates (1787)
De Jacques - Louis David
Soluções para a tarefa
Os elementos presentes no quadro representam a condição de Sócrates, já que ele tinha sido condenado a morte e estava, como mostra no quadro, com o veneno em maios para morrer.
Os elementos, como a corrente pode representar as ideias engessadas do povo que tinha condenado Sócrates, bem como um símbolo da prisão de Sócrates.
O rolo de manuscrito pode representar a sentença de morte ou os escritos de seus discípulos.
A pena e os potes de tinta podem simbolizar os ensinamentos de Sócrates. Não simboliza seus escritos, porque Sócrates não deixou nada escrito, pois acreditava que a escrita poderia se deteriorar e as palavras escritas cairiam no esquecimento.
As correntes dão a entender que Sócrates, um pouco antes do momento retratado, estava acorrentado. Os potes com tinta, a pena e o rolo de manuscrito sugerem o fato de ter sido Platão quem registrou os ensinamentos de Sócrates.