A pesquisa realizada por Vale, Corrêa e Reis (2014) encontrou 15 motivos como indutores do empreendedorismo. O maior deles, com 74,5% das respostas, foi o desejo de ter o próprio negócio, ou seja, tornar-se independente; e o segundo, com 68,7%, a identificação de uma oportunidade de negócio. Outros fatores, como presença de capital disponível (23,9%), desemprego (12,3%), demissão com FGTS (9,2%) e aproveitamento de programa de demissão voluntária (3,7%) também aparecem, com seus respectivos percentuais.
Analisando os resultados encontrados, é possível afirmar que:
I – O empreendedorismo tem como ponto de partida a necessidade, ou seja, primeiro surge a necessidade em mudar de ramo ou de empresa dada pelo desemprego ou pela demissão, e depois o empreendedorismo.
II – O empreendedorismo tem como ponte de partida a identificação de uma oportunidade. Mesmo estando bem empregado, o empreendedor prefere pedir demissão e partir para uma nova empreitada em sua carreira.
III – O empreendedorismo é caracterizado por uma conjunção de fatores, ou seja, a sua motivação considera uma sobreposição de interações, sendo a principal delas o desejo de se ter o seu próprio negócio e se tornar independente.
IV – Somente empreendedores que tem presença de capital disponível partem para a mudança de ramo de negócio.
É correto o que se afirma somente em:
a.
I, III e IV.
b.
II e III.
c.
I e IV.
d.
III.
e.
II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
resposta correta e A- I,III,IV
Luhenriq:
O empreendedorismo é caracterizado por uma conjunção de fatores, ou seja, a sua motivação considera uma sobreposição de interações, sendo a principal delas o desejo de se ter o seu próprio negócio e se tornar independente.
Respondido por
12
Resposta confirmada é a d. III
correta
correta
Perguntas interessantes