História, perguntado por mpnm008, 10 meses atrás

A pertir da análise do filme a onda, Faça uma resenha crítica comparando A onda com a experiência fascista alemã


bolinassab: vou tentar fazer meu melhor, o Brainly permite somente 500 caracteres por resposta:]
bolinassab: O filme "a onda" é uma história baseada em fatos na qual um professor ensina aos seus alunos de maneira dinâmica e interativa sobre o funcionamento dos regimes autoritários espelhando a sala como seguidores do movimento fictício criado por eles, "a onda", tendo como figura representativa central o próprio professor. Os alunos aderiram entusiasmadamente ao estudo social, criaram uniformes fixos, comprimentos, etc. no intuito de imergirem na proposta e apredenrem mais sobre os regimes autocratas.
bolinassab: Entretanto, o movimento "a onda" acabou-se expandindo para além da sala de aula e até influenciou mais alunos de outras salas e chegava até mesmo a se adentrar ao ambiente caseiro dos alunos. O movimento tomou proporções maiores que o esperado e no intuito de abrangerem a cidade com o movimento, os alunos realizam alguns atos de vandalismo para ''incluirem" a cidade na "onda".
bolinassab: O professor se da conta de que proporções este estudo chegou, se tornando nocivo, e decide finalizar o projeto (pois aparentemente, os próprios alunos consolidaram em suas mentes um real regime autocrata em miniatura e estão engajados demais para se darem conta.) Tim, um aluno socialmente mais reprimido que se sente abraçado pelo movimento, se recusa a acreditar no fim do experimento, uma vez que para ele "a onda" era sua vida, e com o fim do trabalho estudantil, Tim dá fim sua própria vida.
bolinassab: O filme traz aspectos interessantes de análies ao serem abordados a facilidade de influenciação de uma figura carismática (o professor) e a sucetividade de seus seguidores (os alunos adolescentes, mais fáceis de serem aliciados a ver a imagem do líder como formador de opinião e ídolo) e o funcionamento de regimes de autocracia;
bolinassab: além de compreender a intensidade destes (pois nota-se que num início de trabalho emque os alunos encontravam-se desinteressados, no final, tomara proporções maiores doque o esperado).
bolinassab: Outro ponto interessante é a necessidade de amparo de indivíduos mais abalados e em condições de carência familiar, como Tim, sendo análogos à uma sociedade abalada e dependente como a população alemã ao final da Primeira grande guerra, tendo sentimentos dos quais os tornaram sucetíveis a uma ideologia que os faziam sentirsem acolhidos, como foi os regimes (tanto o nazismo quanto no filme), tendo como centro uma figura carismática como ídolo.

Soluções para a tarefa

Respondido por bolinassab
5

Resposta:

nos comentários

Explicação:

eu preferir responder nos comentários para consolidar a resposta para vc e outros que viessem depois não "choverem no molhado", assim sendo mais visível para todos. Espero ter ajudado

Perguntas interessantes