. A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal em 1815 desagradou os portugueses. A insatisfação era reforçada, pela crise econômica que o país vivia face a abertura comercial brasileira, e pelo domínio inglês. De forma geral a Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820 em Portugal estabelecia: *
1 ponto
a) Plenos poderes ao rei D. João VI e sua família para que voltassem logo para Portugal, assim garantiriam o retorno do absolutismo joanino.
b) Que a escravidão em Portugal e em suas colônias estavam abolidas em virtude da influência que o movimento recebeu do haitianismo.
c) A limitação do poder do rei perante a lei e o retorno imediato de D. João VI para Lisboa, assim ele atendeu às exigências e voltou ao seu país.
d) A extinção do poder real em solo português e o início de um governo republicano, perdurando a iniciativa de anos das Cortes em estabelecer um governo democrático.
nss6816185:
boa tava precisando
Soluções para a tarefa
Respondido por
59
Resposta:
1C 2B :))
Explicação:
Respondido por
9
A revolução Liberal do Porto estabelecia que o rei tivesse um poder limitado perante a lei e que D. João VI retornasse para Portugal, e isso acabou acontecendo, então, a alternativa correta é a letra C.
Desse modo, a Revolução Do Porto, foi um movimento liberalista que aconteceu em 1820, no dia 24 de agosto e teve repercussões tanto para o Brasil quanto para Portugal.
E tudo isso aconteceu pelo fato da crise econômica que Portugal enfrentava pelo fato da Corte ter se transferido para o Brasil.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28295505
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás