A Perestroika e a glasnot, medidas tomadas por Gorbachev eram de caráter socialista ou capitalista ? Explique tb pq a Linha-Dura se manteve contra essas duas tentativas ? Por favor, explicar de forma clara, obrigada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A era Gorbachev foi de 1985 até 1991
Ele defendia reformar a União Soviética, para que ela se tornasse mais próxima dà realidade do mundo .Durante o seu governo, Surgiu novos políticos qu e impulsionaram varias reformas na URSS para aproxima- lá diplomáticamenre a o mundo ocidental.
Gorbachev, fez duas reformas ,a Perestroika e a Glasnost:
- Perestroika reestruturou uma série de medidas de reforma econômicas. Para Gorbatchov, não seria necessário reformular o socialismo ,diminuindo o orçamento militar e os armamentos da União Soviética .
Acabou com a ditadura, Diminuindo a repressao da era Stálin.
- Glasnost ( significava transparência) : visava a "liberdade de expressão" à imprensa soviética e a transparência do governo para a população, permitia o pluripartidarismo e retirando a forte censura que o governo comunista impunha. Esta abertura política desencadeou uma série de movimentos separatistas na URSS, estes movimentos levaram a destruição política ,do governo .
Gorbachev teve seu poder central enfraquecido e as repúblicas – uma a uma – proclamavam sua independência política. A própria Rússia, o centro da União Soviética, proclamou a sua independência. Com o fim da União Soviética um novo acordo foi firmado (acordo de Minsk), originando a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), composto pelas antigas repúblicas soviéticas . As medidas eram socialista na ideologia ,mas capitalistas na economia . A Linha -dura era contra estas duas tentativas porque a "velha -guarda ou linha -dura perderam prestígio e poder . Espero ter ajudado!
junelá:
Obrigada mesmo!! Eu estava com dúvida se essas medidas eram voltadas para o socialismo ou capitalismo!!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás