A perda de estrutura dental tem prevalência elevada sendo necessário ao cirurgião-dentista reconhecer suas características clínicas e etiológicas a fim de estabelecer critérios para diagnosticar precocemente e efetuar o melhor tratamento. A etiologia das lesões dentárias não cariosas é de grande importância para um correto plano de tratamento e recomendações aos pacientes. Analise as alternativas sobre os fatores etiológicos e assinale a correta. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Sobre a perda de estrutura dental e os fatores etiológicos, a alternativa correta é a letra C, uma vez que algumas ações como por exemplo roer unha, mastigar ponta de caneta, são considerados fatores etiológicos de abrasão dental.
O que é perda óssea dentária?
A perda óssea dentária afeta diretamente a gengiva, os ligamentos e os ossos. A perda óssea dentária está também associada à doença periodontal. Isso é, consiste em uma doença infecto-inflamatória que afeta a gengiva e toda a sustentação do dentes, incluindo a estrutura óssea.
Alguns sintomas da perda óssea dentária são:
- Infecção;
- Sangramento;
- Hipersensibilidade;
- Espaços entre os dentes;
- Movimentação dos dentes;
- Mordida diferente.
Complemento da questão:
a. Na abfração há perda de estrutura dental por meio de um processo químico de ataque ácido, sem o envolvimento de bactérias. Incorreto
b. Fatores extrínsecos como ingestão de alimentos ou bebidas ácidas, medicamentos, vitamina C são causadores de abrasão.
c. Alguns hábitos parafuncionais como: roer unha, mastigar ponta de caneta, morder palito são considerados fatores etiológicos de abrasão dental.
d. Alguns dos fatores etiológicos da atrição são: dentifrícios com abrasivos, dureza das cerdas da escova, técnica e frequência da escovação, força e velocidade exagerada.
e. Alguns fatores etiológicos da erosão são: contato prematuro, interferências oclusais, força mastigatória excessiva, apertamento.
Entenda mais sobre doença periodontal aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24270140
#SPJ4