A película de líquido que reveste os alvéolos (sacos membranosos pulmonares responsáveis pelas trocas gasosas na respiração) está sujeita à tensão superficial, uma força de atração que tem o efeito de minimizar a área de superfície de um líquido. Considerando seu diâmetro diminuto, por que os alvéolos não colapsam sob a alta tensão superficial? Acontece que os alvéolos produzem uma mistura de fosfolipídeos e proteínas denominada surfactante, agente ativo na superfície, que reveste os alvéolos e reduz a tensão superficial.
Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas.
Nos alvéolos, as moléculas de água da película de líquido são ____________, enquanto as moléculas dos gases que formam o ar são ____________. Como não há interação entre essas diferentes moléculas, as moléculas de água que estão na superfície interagem com mais força, por meio de interações do tipo ____________, com as moléculas de água vizinhas. Essa compactação das moléculas de água da superfície, formando uma película, é chamada de ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Soluções para a tarefa
Adg1 - Bioquímica Aplicada À Saúde
1) C) Na parada cardíaca, ocorre a acidose metabólica devido à redução do nível plasmático de íon bicarbonato, consumido pelo excesso de lactato.
2) D) polares / apolares / ligação de hidrogênio / tensão superficial.
3) D) I e II, apenas.
I. Nos fosfolipídeos, os ácidos graxos interagem entre si por ligações de van der Waals, o que permite a estabilidade e a fluidez da membrana plasmática.
II. As porções polares dos fosfolipídeos interagem com as moléculas de água dos meios intracelular e extracelular por ligações de hidrogênio.
4) B) II, apenas.
II. As proteínas são cadeias formadas por 20 tipos de aminoácidos que estão ligados entre si por ligações covalentes chamadas de ligações peptídicas.
Resposta:
polares / apolares / ligação de hidrogênio / tensão superficia
Explicação:
corrigido pelo AVA