A pedagoga Fernanda está começando a organizar a Semana Cultural que ocorre anualmente no Colégio Odin. Trata-se de um projeto interdisciplinar desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo todos os professores e suas disciplinas. Geralmente o tema é discutido na Semana Pedagógica e no decorrer do ano letivo são distribuídas as tarefas e funções. Entretanto, há um recorrente questionamento quanto ao processo de avaliação, pouco discutido antes do início das atividades e, na maioria das vezes, realizado de forma inadequada. Diante disso, Fernanda optou por propor aos professores priorizar a discussão acerca da avaliação e não da escolha do tema, diferentemente do que é feito todos os anos. Para a professora Tânia, não há o que discutir, a Semana Cultural não possibilita uma avaliação mais detalhada e aprofundada por questões de tempo e número de pessoas envolvidas, tornando-se apenas um meio de incentivar a participação dos alunos por meio da atribuição de notas. A professora Eduarda afirma que isso ocorre devido àfalta de interação entre a equipe, sobretudo com a pedagógica. Ela acredita que uma discussão sobre interdisciplinaridade e processo avaliativo, alinhando objetivos, métodos e critérios seriam muito positivos para o desenvolvimento da Semana Cultural no Colégio.
Apesar de ser um projeto interdisciplinar realizado anualmente, de acordo com os apontamentos da professora Tânia, a avaliação da Semana Cultural se limita a atribuição de notas aos estudantes por participação. De que maneira a pedagoga
Fernanda pode conduzir o debate sobre a interdisciplinaridade, visando melhorias no processo de avaliação disciplinar?
Soluções para a tarefa
A professora poderá apresentar fundamentos que expliquem a interdisciplinaridade, e, propor medidas para sua prática.
A pesquisa interdisciplinar, parte de uma pesquisa ou investigação que surge através de indivíduos ou grupos, que analisam e reforçam esse trabalho utilizando técnicas ou conceitos de mais de uma disciplina, como por exemplo uma pesquisa de Psicologia Social.
Já a educação interdisciplinar, está em vigor no Brasil de 1971, aplicada pela lei Lei Nº 5.692/71, e, atua como uma proposta de integração dos conteúdos de uma disciplina visando a integração do conhecimento para os alunos.
Deste modo, esse modelo desconstrói a hierarquia devido ao fato da projeção do conhecimento ser direcionada justamente visando a integração do conhecimento como nos foi dito acima, e, partindo deste ponto as relações entre conteúdo e aprendizado se tornam mais humanas.