A Patrística foi a Filosofia Cristã dos primeiros séculos de nossa era. Consistia
na elaboração doutrinal das crenças religiosas do cristianismo e na sua defesa
contra os ataques dos pagãos e contra as heresias. Dado o encontro entre a nova
religião e o pensamento filosófico greco- romano, o grande tema da Filosofia
Patrística foi o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar fé e razão. Santo
Agostinho, expoente dessa filosofia, sobre a relação fé e razão, defendia a tese
que se pode resumir nesta frase: "Credo ut intelligam" (Creio para entender). A
esse respeito, assinale o que for correto.
a) Santo Agostinho retoma a célebre as ideias de Platão à luz do cristianismo e formula
a teoria da iluminação segundo a qual o homem recebe de Deus o conhecimento das
verdades eternas: à semelhança do sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensar
correto.
b) De acordo com Santo Agostinho, a razão é superior e precede a fé; pois, se o homem,
ser racional, for incapaz de entender os ensinamentos religiosos, não poderá acreditar
neles.
c) Segundo Santo Agostinho, a fé não conflita com a razão, esta última seria auxiliar da
fé e estaria a ela subordinada.
d) Para Santo Agostinho, fé e razão são inconciliáveis, pois os mistérios da fé são
insondáveis e manifestam-se como uma loucura para a razão humana.
e) A fé, para Santo Agostinho, não oprime a razão, mas, ao contrário, abre-lhe os olhos
que a falta de fé mantinha fechados. A partir dos princípios da fé, a razão, por suas
próprias forças, deduzirá consequências e tentará resolver os problemas que Deus
deixou para nossas livres discussões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As alternativas corretas são a A, C e E; que na questão original totalizam 21 pontos.
Explicação:
Para começar, temos que entender a base do pensamento agostiniano. Agostinho foi um homem que, inicialmente, não acreditava em Deus. Passou diversos anos vivendo em infelicidade, segundo ele, procurando uma verdade para seguir. Nesse tempo, ele passou por diversos pensamentos, como o maniqueísmo, filosofias orientais, filosofias helenísticas e o neoplatonismo, que tem como principal expoente o Plotino. Então, com cerca de 30 anos, conheceu as cartas de Paulo e ali viu que aquela era a verdade e se converteu de totalmente ao cristianismo. A partir dessa breve análise, vemos que Agostinho de Hipona era um cara bastante estudado, que valorizava a razão, tanto que um dos pilares da sua doutrina é a conciliação entre a fé e razão, dizendo que uma não anula a outra, mas se complementam, mas com a fé sendo mais importante que a razão. A partir da sua conversão e posteriores estudos, ele combate algumas doutrinas, como o gnosticismo, que tem o maniqueísmo (que ele mesmo passou por essas filosofias), e cristianiza o pensamento de Platão. Vamos, então, para as respostas:
A) Essa alternativa está correta porque fala justamente sobre a cristianização do pensamento de Platão, onde a iluminação seria a substituta para a reminiscência em Platão, onde a teoria da iluminação diz que o conhecimento da verdade completa se dá pela fé e revelação de Deus, com auxílio da razão;
B) A razão não precede a fé, a fé que é superior, portanto, a alternativa está errada;
C) Está certa, pois a razão auxilia fé, com ambas se complementando e se auxiliando;
D) Errado, pois a fé e a razão são conciliáveis, e a fé não se manifesta como loucura, pois a própria razão pode ajudar a explicar algumas coisas;
E) Está certa, a fé não oprime a razão, mas mostra o caminho para ela. Então, a partir da fé, a razão poderá ver a verdade e, a partir disso, criar explicações.
E é isso, muito obrigado pela atenção e bons estudos!!!
A Filosofia Patrística tinha como pressuposto unir fé e razão e valorizar a razão como criação divina (A, C, E).
O que é Filosofia Patrística?
a. Verdadeiro. A teoria da iluminação divina consiste em: o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.
b. Falso. Segundo Santo Agostinho, a fé é superior à razão, pois é obra de Deus na vida humana.
c. Verdadeiro. Fé e razão se complementam e são aliadas para ajudar o homem a chegar à verdade divina.
d. Falso. Para Agostinho, fé e razão são conciliáveis.
e. Verdadeiro. A fé é um artifício que ajuda o ser humano a descobrir a sua essência e se encontrar como imagem e semelhança a Deus.
Saiba mais sobre a Patrística em: https://brainly.com.br/tarefa/3159511