Filosofia, perguntado por fernandadeaguip8h248, 10 meses atrás

A passagem do mundo medieval ao mundo moderno é marcada por um longo período de transição nas formas de organização da vida social de vida e, consequentemente, nas representações sobre essas relações. Todos os setores da vida social acompanham essas mudanças, inclusive a filosofia. Com relação a Ética, podemos afirmar que a passagem do mundo medieval ao mundo moderno, marcada pelo movimento Renascentista, marca também a passagem: Escolha uma: a. de uma ética filosófica para uma ética científica b. de uma ética secular para uma ética religiosa c. de uma ética teocêntrica a uma ética antropocêntrica d. de uma ética retrógrada a uma ética progressista


fernandadeaguip8h248: a resposta é a C

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
12

É correto dizer que a ética em Santo Tomás de Aquino e em Santo Agostinho está diretamente relacionada com Deus. Santo Agostinho, por exemplo, relaciona a ideia de amor (ágape) com a ética e Santo Tomás fala sobre as virtudes (em um sentido aristotélico) do cristianismo.

Podemos dizer, de certo modo, que era uma ética teocêntrica. Com a virada da Idade Média para a Idade Moderna, uma série de éticas sem Deus foram formalizadas: a ética utilitarista de John Stuart Mill e o imperativo categórico de Immanuel Kant são as principais éticas que "descartam" Deus.

Desse modo, a ética voltou-se para uma visão antropocêntrica. Portanto, alternativa C.

Perguntas interessantes