Pedagogia, perguntado por mateusmangeronoz26jp, 11 meses atrás

A partir dos trabalhos da linguística Noam Chomsky os estudos sobre o processo de aquisição da linguagem tomaram um novo rumo, pois considerava parte da natureza uma característica da herança genética humana. o que se pode afirmar?

Soluções para a tarefa

Respondido por roderickgeorodoylzxk
3

O linguista Noam Chomsky é patrono da teoria linguística denominada Gramática Gerativa. Enquanto o paradigma linguístico considerava a língua como uma construção puramente social, como defendido por Ferdinand de Saussure, Chomsky defende que a língua é um objeto mental, um sistema de princípios radicados da mente humana, resultado da relação entre a mente e a língua.


Defendendo a linguagem como inata dos seres humanos, acreditando que existe um componente genético relevante para cara aspecto do ser humano, como o seu crescimento, desenvolvimento, pensamento e ação, e que portanto deve existir um apara a língua. O problema estaria na descoberta de qual seria esse componente genético, para que esse conhecimento pudesse ser aplicado.


Além disso ele acredita que a língua é um fenômeno exclusivo da espécie humana, como tipo particular de estrutural e organização mental, assim como na existência de um módulo linguístico na mente, responsável pela formação e compreensão de expressões linguísticas, especialmente dedicadas a língua.


A Gramática Gerativa emerge então do preceito que existe uma gramática universal, inata do ser humano (genética), partindo do mesmo estado inicial ao adquirir a primeira língua. E por outro lado o ambiente linguístico, no qual este estado inicial vai se modificando, num processo que leva do conhecimento inato até o conhecimento da sua primeira língua.


Esse primeiro estágio é encarado como língua como competência e o aprendizado do primeiro idioma, condicionado aos fatores do ambiente linguístico (classe social, regionalismos, gênero, etc), é encarado como a performance. Por exemplo um professor pós graduado e um trabalhador de baixo nível de escolaridade têm a mesma competência com a língua, o que os diferencia é a sua performance nas diversas situações sociais.

Perguntas interessantes