A partir do surgimento das teorias da psicologia, vários autores puderam organizar e desenvolver conceitos que contribuíram para a formação dos psicólogos, mas também apresentam importante validação para os profissionais de educação. Uma outra abordagem de grande relevância para o meio educacional é denominada de Teoria da Afetividade.
GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Unicesumar: Maringá, 2021.
Considerando a teoria da afetividade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Henri Wallon foi o responsável pela elaboração da abordagem. Buscou apresentar contribuições para a educação e também para a compreensão do processo de constituição dos indivíduos.
Alternativa 2:
Por se basear na teoria da fenomenologia, a teoria da afetividade incentivou a compreensão da constituição dos seres humanos numa dimensão emocional.
Alternativa 3:
Os fatores biológicos, afetivos, culturais e sociais produzem o desenvolvimento da linguagem e consequentemente também, o desenvolvimento cognitivo.
Alternativa 4:
A percepção possibilita o desenvolvimento do movimento, pois a motricidade contribui para a interação dos outros com os objetos e com a motricidade corporal.
Alternativa 5:
Wallon defendia duas formas de integração: o corpo com a alma e o meio e a motora-afetiva-cognitiva-emocional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Henri Wallon foi o responsável pela elaboração da abordagem. Buscou apresentar contribuições para a educação e também para a compreensão do processo de constituição dos indivíduos.
Explicação:
Pág 139.
"Ao destacar a importância das emoções no processo de aprendizagem do sujeito, apresentamos uma outra abordagem teórica de grande relevância para a educação, a Teoria da Afetividade. Ela foi elaborada pelo francês Henri Wallon, que se formou em Filosofia e Medicina, mas seu grande interesse era pela Psicologia, que, na época, não tinha uma formação acadêmica específica. Como médico, consolidou o interesse pela Psicologia Infantil, sendo que, em 1925, inaugurou o Laboratório de Psicologia da Criança em Paris, que funciona até os dias atuais. Wallon também participou do Movimento da Escola Nova e promoveu muitas reflexões e discussões sobre os problemas vivenciados no ensino primário."