A partir do século XVI, foram organizadas expedições patrocinadas por particulares, chamadas bandeiras. Grande parte destas bandeiras partiu da vila de São Paulo, devido ao estado de precariedade que a população vivia. Estas expedições eram formadas por homens brancos, mestiços e até indígenas que serviam de “guias” para as viagens no interior das florestas, e também como coletores de alimentos. O número de integrantes podia variar dependendo do serviço pelos quais eram contratados. Considerando as ações promovidas pelos bandeirantes, leia as afirmações abaixo:
I – Os bandeirantes podiam ser contratados para reprimir rebeliões indígenas, capturar escravos africanos fugitivos e ainda atacar Quilombos.
II – O governo lusitano estimulou a partir do século XVII o bandeirismo de prospecção por meio de recompensas materiais e até perdão de eventuais crimes cometidos. Estes tipos de expedições eram destinados a descobrir metais preciosos.
III – A expedição bandeirante comandada por Antônio Rodrigo Arzão descobriu ouro na região que hoje é o Estado de Minas Gerais no final do século XVII. Por esta razão conseguiram o monopólio da extração aurífera da região.
IV – As bandeiras de apresamento eram aquelas destinadas à captura de indígenas para serem escravizados nas atividades econômicas coloniais. Estas expedições atacavam, inclusive, as missões jesuíticas espanholas, já que a escravidão indígena nas terras portuguesas só era permitida sob a alegação de “guerra justa”.
Estão corretas em que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV apenas.
Alternativa 4:
III e IV apenas.
Alternativa 5:
Todas as alternativas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 2:
II e III apenas.
Explicação: A partir do século XVII, a coroa portuguesa teve a preocupação de ter domínio sobre a vasta extensão territorial brasileira e de controlar esse território com estruturas administrativas. Os objetivos eram, sobretudo, descobrir recursos naturais, como metais preciosos e desenvolver a colônia, sendo assim as expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O movimento das Entradas e Bandeiras, também chamado de sertanista, teve como principal objetivo desbravar o interior ainda pouco conhecido e pouco explorado do Brasil Colônia. Esse movimento foi fundamental para o desenvolvimento da mineração no século XVIII.
Resposta:
II e III apenas.
Explicação: