ENEM, perguntado por mariaeduardarenno5, 2 meses atrás

“A partir do século VII a.C., os primeiros filósofos gregos – conhecidos como pré- socráticos – iniciaram um processo de ruptura com as explicações míticas e antropomórficas do universo. Dedicaram-se a investigar diretamente o mundo físico, a natureza (que se diz physis, em grego), e a construir uma cosmologia, ou seja, uma explicação sobre a origem, a formação e as principais características do cosmos. ”

Posto isso, explique o motivo que os levaram a esse processo de ruptura?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gmarcelo794
0

Resposta:

tais filósofos sempre apoiavam o sistema do pensamento lógico, então, aquilo que não se manisfesta e não concretiza algo físico e visível fugia do pensamento lógico... ou seja a partir da "ciência primordial" (Natureza) eles tinham o objetivo de explicar a origem do universo.

Respondido por wilmardez
0

Resposta:

Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer à religião, à revelação, à autoridade ou à tradição. Além disso, também eram professores que ensinavam seus discípulos a usar a razão e a pensar por si mesmos.

Explicação:

O período Pré-Socrático também é chamado de Cosmológico, pois os filósofos estavam buscando uma origem racional para o Universo, que, no vocabulário grego antigo, pode ser traduzido pela palavra cosmos.

Tales de Mileto, um comerciante da região da Jônia (Turquia), foi considerado o primeiro filósofo. Como matemático e astrônomo, contam os historiadores que Tales teria previsto um eclipse total do Sol, no ano de 585 a.C., utilizando cálculos e conhecimentos de Astronomia.

Tales observou a natureza e supôs que o princípio de tudo estaria contido nela própria. A sua análise foi motivada pela falta de coerência das mitologias, ao tentarem explicar o surgimento de tudo, com histórias fantasiosas que envolviam deuses e titãs. As observações de Tales o fizeram supor que o princípio de tudo seria a água, pois notou que essa substância está presente em todas as formas de vida.

A atitude de Tales o colocou no posto de primeiro filósofo e também fez florescer um proceder filosófico que impulsionou os estudos de vários outros pré-socráticos, os quais, assim como Tales, queriam descobrir a verdadeira origem do Universo.

Perguntas interessantes