A partir do relativismo cultural, o comportamento humano passou a ser entendido como naturalmente plural, diverso, com características peculiares que diferem umas culturas das outras, sem jamais hierarquiza-las. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que aponta o conceito central da teoria do relativismo cultural.
a) As sociedades são diversas e necessariamente superiores.
b) As sociedades são diversas, não superiores umas das outras.
c) As sociedades são hierarquicamente estruturadas com relação à cultura.
d) As sociedades inferiores devem ser dominadas pelas sociedades superiores.
e) As sociedades inferiores desejam a intervenção das sociedades superiores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
As sociedades são diversas, não superiores umas das outras.
Explicação:
sem jamais hierarquiza-las.
O conceito central da teoria do relativismo cultural é que as sociedades são diversas, não superiores umas das outras (Alternativa B).
Diferença entre relativismo cultural e etnocentrismo
O etnocentrismo pauta-se na ideia de que uma sociedade é superior a outra e de que seus preceitos estão certos, ao passo que os preceitos estabelecidos por outrem estão incorretos, são falsos.
Em oposição a essa postura, o relativismo cultural aponta para a diversidade existente entre os povos e culturas, defendendo que não há nenhum tipo de hierarquia entre as mesmas, logo, que uma não é superior a outra.
As alternativas A, C, D e E pautam-se numa perspectiva etnocentrista, ao passo que a única que representa o conceito central do relativismo cultural é a B.
Aprenda mais sobre relativismo cultural:
https://brainly.com.br/tarefa/3414866
#SPJ2