A partir do desejo de fundar uma Organização Não Governamental (ONG), um grupo de psicólogos inicia uma série de pesquisas exploratórias para detectar quais seriam as demandas mais urgentes a serem trabalhadas numa determinada cidade. Os resultados apontaram que numa região de muita miséria grande parte das famílias morava em uma situação deplorável. Há vários meses viviam em barracas de lonas, sem condições de higiene, sem água tratada, sem esgoto, sem transporte público, sem escolas ou unidades de saúde por perto, sem a presença de segurança pública. A partir deste levantamento, a ONG decidiu-se por iniciar o trabalho construindo, com seus recursos, casas para as famílias. Tendo por suporte teórico a discussão sobre Políticas Públicas e o papel da Psicologia, é correto afirmar que:
I. Quando a ONG assume a construção das casas assume o caráter assistencialista da elite e não contribui para que a comunidade se envolva ativamente na transformação desta realidade.
II. Quando a ONG interfere na comunidade tentando auxiliar em problemas básicos está desenvolvendo os princípios da psicologia social comunitária que tenta ajudar as comunidades.
III. A(o) psicóloga(o) deveria ter insistido para que a ONG tivesse optado primeiro por montar uma clínica de atendimento psicoterápico, próximo a essa comunidade que não teria condições de se deslocar para buscar apoio psicológico.
É verdadeiro o que se afirma apenas em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
B) II
Explicação:
Ao auxiliar nas condições mínimas para a sobrevivência, a ONG assume o caráter social comunitário.
Respondido por
0
Resposta: C III
Explicação: A(o) psicóloga(o) deveria ter insistido para que a ONG tivesse optado primeiro por montar uma clínica de atendimento psicoterápico, próximo a essa comunidade que não teria condições de se deslocar para buscar apoio psicológico.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Lógica,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás