A partir do conhecimento da realidade social do Brasil colonial como podemos entender a educação que se estabelece no Brasil?
Soluções para a tarefa
Os portugueses trouxe um estilo educacional da Europa ( fora ser totalmente diferente) quem no principio foram explorados (servindo de ratos de laboratório) foram os indígenas com a catequese ( forçando eles a serem cristãs ) e até hoje somos forçados a ser no nosso país "laico"
O conhecimento das profundas diferenças entre o acesso à educação das diversas classes sociais brasileiras é, em grande parte, um reflexo do modelo colonial.
Na época do Brasil Colônia havia dois modelos educacionais completamente distintos: de um lado havia a catequização dos índios, realizada pelos jesuítas e que preparava os nativos para a vida na colônia e o trabalho braçal.
Do outro havia, empreendida pelos mesmos jesuítas, a educação dos filhos dos portugueses, que eram preparados para a vida cultural - alguns para o clero - e para a administração pública.
Desde então há, em maior ou menor grau, a convivência destes dois modelos de educação: enquanto os mais ricos são preparados, estruturalmente, para a administração pública e o trabalho intelectual, os mais pobres são preparados para exercer funções técnicas e "braçais", em um modelo de escola que tende a privilegiar a formação "prática" em detrimento de uma formação ampla.
Mais sobre os jesuítas e a educação em:
https://brainly.com.br/tarefa/15984871